Conceitos Matemáticos no Ensino Fundamental Construindo Significados por Meios Geométricos
Carregando...
Data
2023
Autores
Silva, Isabelli Guimarães
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa vem fomentar o estudo dos conceitos matemáticos no Ensino
Fundamental, especificamente nas séries de 4º a 9º anos, com vistas a ampliar o
estudo da construção do conhecimento por meios geométricos, fazendo relação e
conexão entre conteúdos curriculares inter-séries, cujos alunos necessitam da figura do
professor para auxiliá-los nesta importante fase de crescimento linear que os
pensamentos e estruturas matemáticas devem ser aprendidos. De maneira mais
precisa, a pesquisa analisa as unidades temáticas propostas pela Base Nacional
Comum Curricular (BRASIL, 2018) na área de matemática para o Ensino Fundamental,
com o propósito de relacioná-las com frações, com ênfase nas suas representações
gráficas. O trabalho verifica a aplicabilidade do conceito de fração equivalente na
construção dos conceitos de adição, subtração e multiplicação de frações, bem como
evidencia que a Base Nacional Comum Curricular trata o conceito de fração equivalente
como um dos mais importantes no Ensino Fundamental.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.
Palavras-chave
construção do conhecimento; representação gráfica; fração; relação curricular inter-séries