Panorama da Distribuição Cinematográfica na América Latina e a Atuação das Políticas Públicas sob o Setor: um Estudo dos Cenários Brasileiro e Colombiano

Resumo

A partir da análise de dados do mercado cinematográfico, é possível notar um padrão no cenário latino-americano, no qual há uma clara predominância do cinema estadunidense em detrimento das cinematografias nacionais, que apresentam participação de mercado e público muito baixas em relação aos números de produções, indicando um possível déficit na distribuição dos cinemas nacionais. Partindo do estudo das esferas do Brasil, o segundo maior mercado cinematográfico da América Latina, e Colômbia, que representa um mercado cinematográfico em ascensão, os objetivos principais do presente trabalho são a identificação de padrões nas atividades cinematográficas em ambos os países por meio da análise de dados de mercado cinematográfico, e o mapeamento do caráter e execução das políticas públicas voltadas ao setor e sua aplicação a partir de pesquisas bibliográficas através de legislações e agências regulatórias e de fomento. Devido à queda da atividade cinematográfica durante a pandemia no ano de 2020, o período de análise será concentrado na década de 2010 a 2020 para contar com dados de mercado já consolidados para evitar enviesamento.

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.

Palavras-chave

Indústria cinematográfica latino-americana, distribuição cinematográfica, políticas públicas

Citação