Situación de Sobrepeso y Obesidad en Niños de una Escuela Primaria - Puerto Iguazú, Argentina, 2022

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Acuña Aguirre, Denis Hernán

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes tem aumentado dramaticamente, sendo semelhante em ambos os sexos. A presente investigação buscou traçar a situação de sobrepeso e obesidade em crianças da Escola 164 Villa Nueva, localizada em Puerto Iguazú, Misiones, Argentina, em 2022. Foi realizado um estudo epidemiológico descritivo transversal, utilizando amostragem não probabilística. Um total de 172 alunos responderam à pesquisa e, posteriormente, as medidas de peso e altura foram aplicadas entre outubro e novembro de 2022. Dados demográficos (idade, sexo), índice de massa corporal (IMC), prática de atividade física e hábitos alimentares. Os resultados obtidos mostraram que menos da metade (47,7%) das crianças da Escola 164 Villa Nueva, que participaram do estudo, apresentavam peso adequado ou dentro da categoria classificada como normal. A prevalência de sobrepeso e obesidade foi de 28,5% e 16,3%, respectivamente, e 7,55% das crianças apresentaram baixo peso. A maior proporção de sobrepeso, obesidade e baixo peso foi registrada por estudantes do sexo feminino. Entre as possíveis razões que poderiam explicar as diferenças na prevalência de sobrepeso e obesidade entre mulheres e homens, pode-se citar a multidimensionalidade dos fatores que influenciam sua etiologia em diferentes grupos da sociedade e determinantes sociais como a pobreza ou o nível de escolaridade ou mesmo status socioeconômico. As desigualdades de gênero quando se trata de obesidade precisam ser consideradas, pois podem sugerir possíveis caminhos pelos quais a obesidade ocorre. Essa dimensão é uma das mais importantes, pois interage significativamente com outras variáveis, como hábitos alimentares e atividade física.

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Saúde Coletiva.

Palavras-chave

Obesidad, Sobrepeso, IMC, Epidemiología, Puerto Iguazú.

Citação

ACUÑA AGUIRRE, Denis Hernan. Situación de Sobrepeso y Obesidad en Niños de una Escuela Primaria - Puerto Iguazú, Argentina. 2022. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação en Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu 2022.