UNILA | Eventos
Todos os documentos dessa coleção podem ser acessados, porém, mantendo os direitos dos autores pela citação da origem.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Subcomunidades en esta comunidad
-
Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática -
Iniciação Científica da UNILA (IC)
Trabalhos acadêmicos realizados pela Iniciação Científica da UNILA -
Semana Acadêmica de Relações Internacionais (SARI)
Anais e artigos científicos de graduação -
Seminário da Pós-Graduação Relações Internacionais Contemporâneas (SPGRIC)
Anais e artigos do curso de Relações Internacionais Contemporâneas
Envíos recientes
-
Anais do IX Encontro de Iniciação Científica e V Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
(UNILA, 2020-04-07)Anais do 9º Encontro de Iniciação Científica e 5º Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no período de 7 a 9 de abril de 2021. -
Abordagem da História e Filosofia da Ciência por meio das Histórias em Quadrinhos
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)A História e Filosofia da Ciência, nos últimos anos, vêm estabelecendo suas bases teóricas e especificidades, tendo sua inserção defendida por diversos autores. Esse trabalho é a favor de uma abordagem que seja embasada ... -
Corrida Geológica: uma proposta lúdica para o ensino de Geociências na educação básica
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O ensino de ciências é composto por diversas áreas do conhecimento, e essa diversidade de informações pode desentimular os alunos durante o processo de ensino. Devido a isso, é importante que o professor de ciências busque ... -
Educação Ambiental por meio da ludicidade: em busca do enfrentamento dos problemas socioambientais
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Ciências, ao qual se embasou na Educação Ambiental Crítica por meio de atividades lúdicas. Primeiramente os estudantes compareceram à Usina de Compostagem ... -
Desenvolvimento e Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Parasitologia
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)As Tecnologias da Informação e Comunicação geraram impactos na maneira pela qual os indivíduos aprendem. Dentre as diversas tecnologias a serem utilizadas em sala de aula, cita-se os Objetos de Aprendizagem (OA) virtuais. ... -
Circuito de Atividades Lúdicas como Ferramenta Auxiliar na Formação do Educador Ambiental
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Em uma sociedade contemporânea a Educação Ambiental deve ser o início para o desenvolvimento do planejamento ambiental, social, político, econômico e cultural. Este trabalho apresenta uma alternativa para estimular o ... -
Ensinando Propriedades Coligativas através do Jogo da Velha: uma proposta de avaliação
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O processo avaliativo não pode ser mais considerado apenas centrado em resultados obtidos por áreas ou matérias, ou de cunho punitivo, seletivo e propedêutico (ZABALA, 1998, p. 195). Precisa ser organizado de maneira ... -
Destilaria: um material didático desenvolvido para o ensino de tópicos iniciais de química orgânica
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O estudo da Química Orgânica, embora fundamental para o desenvolvimento da sociedade, requer dos estudantes abstração e raciocínio espacial, tanto no ensino médio quanto nos cursos de graduação, cujos tópicos básicos ... -
Ciência Lúdica para Estudantes do Ensino do Médio
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)A ciência procura compreender eventos existentes na natureza e no universo que muitas vezes fazem parte de nosso cotidiano (ALVES,2000). É indispensável que as experiências de cada indivíduo, mesmo que estas o levem a ... -
Colocando as mãos (e o conhecimento) na massa: uso de massa de modelar como atividade lúdica no ensino de Biologia Celular
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Nos últimos anos tem crescido as discussões de educadores e pesquisadores, sobre a busca por novos métodos e propostas de ensino. Para Santos et al. (2011) o aumento desses métodos e pesquisas visam superar o modelo ... -
Dramatização como estratégia pedagógica no ensino de Bioética
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O termo Bioética foi utilizado pela primeira vez na década de 1970, pelo pesquisador americano Van Rensselaer Potter. De acordo com esse autor, a Bioética seria uma ponte entre o conhecimento biológico e os valores ... -
Biologia com humor: utilização de charges na divulgação científica
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O campo das Ciências Biológicas apresenta linguajar e conceitos que, muitas vezes, soam como estranhos ao público em geral. Tal aspecto pode contribuir para um afastamento das pessoas em relação a esta área do conhecimento ... -
DNA Rastros: Alunos detetives decifram casos com base em pistas genéticas
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)A alfabetização científica é, por vezes, um processo árduo, de acordo com Sasseron e Carvalho (2011), uma pessoa alfabetizada, científica e tecnicamente, é capaz de utilizar os conhecimentos científicos, integrando-os ... -
A criação de um recurso didático e a aplicação das taxonomias de Bloom como avaliação da aprendizagem: Relatos de sala de aula
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)A utilização dos jogos e atividades lúdicas torna - se cada vez mais presente no contexto escolar e em pesquisas acadêmicas . e ntretanto , há poucas discussões sobre a utilização de ferramentas que auxiliam na análise ... -
Alternativas econômicas, ecológicas e divertidas para destinação de resíduos orgânicos
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Ações sustentáveis são importantes ferramentas para o ensino. A formação de cidadãos conscientes e comprometidos com as principais questões da sociedade moderna dependem da identificação do sujeito com o ambiente, e ... -
Compostagem lúdica e interdisciplinar
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)A aprendizagem quando envolve teoria e prática junto à dimensão lúdica torna-se mais significativa (VALOIS et al., 2010). Nesse trabalho desenvolvido no IFMA-Campus São Raimundo das Mangabeiras,convidaram-se alunos do ... -
Núcleo de orientação sobre revalidação e reconhecimento de diplomas do ensino médio e ensino superior: Relato de projeto de extensão universitária na tríplice fronteira
(2019-09-04)Este trabalho vem contribuir com o debate sobre a questão da revalidação de diplomas universitários nos países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) trazendo relatos de um projeto de extensão que estamos desenvolvendo na ... -
Integración educativa en el MERCOSUR: el problema de la revalidación de diplomas universitários
(2019-09-04)El Mercado Común del Sur (MERCOSUR) es un proyecto de integración de alcance subregional que nació en 1991 tras la firma del Tratado de Asunción por parte de Argentina, Brasil, Paraguay y Uruguay. Si bien este bloque se ... -
El dilema de reconocer un titulo del exterior en Colombia
(2019-09-04)El objetivo de este escrito es colocar en debate y mostrar sucintamente lo complejo que es el reconocimiento (convalidación, homologación, etc.) de un titulo extranjero en Colombia, lo cual hoy en día se ha convertido ... -
Los créditos académicos: una herramienta para el reconocimiento académico
(2019-09-04)El presente trabajo es producto de una investigación en curso, cuyo eje central está vinculado con los créditos académicos. Su objetivo central es analizar el proceso de definición e implementación del Sistema Nacional ...