UNILA | Eventos
Browse by
Todos os documentos dessa coleção podem ser acessados, porém, mantendo os direitos dos autores pela citação da origem.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Sub-communities within this community
-
Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática -
Iniciação Científica da UNILA (IC)
Trabalhos acadêmicos realizados pela Iniciação Científica da UNILA -
Semana Acadêmica de Relações Internacionais (SARI)
Anais e artigos científicos de graduação -
Seminário da Pós-Graduação Relações Internacionais Contemporâneas (SPGRIC)
Anais e artigos do curso de Relações Internacionais Contemporâneas
Recent Submissions
-
Caderno de Trabalhos do I Congresso Internacional de Educação e Currículos Latino-Americanos: Construindo Redes a partir de uma Abordagem Interdisciplinar
(2023)O I Congresso Internacional de Educação e Currículos Latino-Americanos: Construindo Redes a partir de uma Abordagem Interdisciplinar realizou-se em um contexto marcado por intentos de desmonte da educação pública e de ... -
Caderno de Trabalhos do I Congresso Internacional de Estudos sobre Políticas Educacionais (I CIPE): Políticas educacionais na América Latina: Retrocessos e Perspectivas
(Universidade Federal da Integração Latino-Americana, 2023)O I Congresso Internacional de Estudos sobre Políticas Educacionais (CIPE), que ocorreu de 16 a 19 de maio de 20231, teve como objetivo de qualificar estudos, pesquisas e debates acerca das Políticas Educacionais e suas ... -
Direito ao Território no Quilombo APEPU
(MALOCA Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul, 2019)O dossier “Direito ao Território no Quilombo Apepu” constitui o primeiro número da série Cadernos MALOCA, uma publicação semestral que tem por objetivo a popularização da ciência e do conhecimento, com especial foco nos ... -
Dicionário de Arquitetura de Terreiros: a partir do Ilê Asé Oju Ogún Fúnmilaiyó
(MALOCA Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul, 2021)Odossier Dicionário de arquitetura de terreiros a partir do Ilê Asé Oju Ogún Fúnmilaiyó constitui o segundo número do Caderno MALOCA, uma publicação semestral que tem por objetivo a popularização da ciência e do conhecimento, ... -
Identificação de Potenciais Causas de Estabilidade de um Muro de Contenção na Margem Esquerda do Arroio Monjolo
(2019)O arroio Monjolo que atravessa o Centro da Cidade de Foz do Iguaçu, praticamente na forma de um canal subterrâneo coberto por uma forte impermeabilização de concreto e asfalto, mas no cruze entre a Av. Marechal Floriano ... -
Revisão sobre a Origem da Formação Moquegua
(2019)A bacia sedimentar de Moquegua é uma região árida localizada no Sul do Perú e norte do Chile. Cidades e populações de esta região têm apresentado problemas de solos expansivos, solos erodíveis, e fluxo de escombros. O ... -
Ensino da Evolução de Voçorocas em Areias no Aparato de Hidrología e Chuva (AHC)
(2019)Regiões na América Latina e Brasil possuem problemas vinculados com a erosão de solos, principalmente as voçorocas, que atuam com maior intensidade em materiais com característica erosiva como os areais. No ensino das ... -
Anais do IX Encontro de Iniciação Científica e V Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
(UNILA, 2020-04-07)Anais do 9º Encontro de Iniciação Científica e 5º Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no período de 7 a 9 de abril de 2021. -
Abordagem da História e Filosofia da Ciência por meio das Histórias em Quadrinhos
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)A História e Filosofia da Ciência, nos últimos anos, vêm estabelecendo suas bases teóricas e especificidades, tendo sua inserção defendida por diversos autores. Esse trabalho é a favor de uma abordagem que seja embasada ... -
Corrida Geológica: uma proposta lúdica para o ensino de Geociências na educação básica
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O ensino de ciências é composto por diversas áreas do conhecimento, e essa diversidade de informações pode desentimular os alunos durante o processo de ensino. Devido a isso, é importante que o professor de ciências busque ... -
Educação Ambiental por meio da ludicidade: em busca do enfrentamento dos problemas socioambientais
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Ciências, ao qual se embasou na Educação Ambiental Crítica por meio de atividades lúdicas. Primeiramente os estudantes compareceram à Usina de Compostagem ... -
Desenvolvimento e Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Parasitologia
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)As Tecnologias da Informação e Comunicação geraram impactos na maneira pela qual os indivíduos aprendem. Dentre as diversas tecnologias a serem utilizadas em sala de aula, cita-se os Objetos de Aprendizagem (OA) virtuais. ... -
Circuito de Atividades Lúdicas como Ferramenta Auxiliar na Formação do Educador Ambiental
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Em uma sociedade contemporânea a Educação Ambiental deve ser o início para o desenvolvimento do planejamento ambiental, social, político, econômico e cultural. Este trabalho apresenta uma alternativa para estimular o ... -
Ensinando Propriedades Coligativas através do Jogo da Velha: uma proposta de avaliação
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O processo avaliativo não pode ser mais considerado apenas centrado em resultados obtidos por áreas ou matérias, ou de cunho punitivo, seletivo e propedêutico (ZABALA, 1998, p. 195). Precisa ser organizado de maneira ... -
Destilaria: um material didático desenvolvido para o ensino de tópicos iniciais de química orgânica
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O estudo da Química Orgânica, embora fundamental para o desenvolvimento da sociedade, requer dos estudantes abstração e raciocínio espacial, tanto no ensino médio quanto nos cursos de graduação, cujos tópicos básicos ... -
Ciência Lúdica para Estudantes do Ensino do Médio
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)A ciência procura compreender eventos existentes na natureza e no universo que muitas vezes fazem parte de nosso cotidiano (ALVES,2000). É indispensável que as experiências de cada indivíduo, mesmo que estas o levem a ... -
Colocando as mãos (e o conhecimento) na massa: uso de massa de modelar como atividade lúdica no ensino de Biologia Celular
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Nos últimos anos tem crescido as discussões de educadores e pesquisadores, sobre a busca por novos métodos e propostas de ensino. Para Santos et al. (2011) o aumento desses métodos e pesquisas visam superar o modelo ... -
Dramatização como estratégia pedagógica no ensino de Bioética
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O termo Bioética foi utilizado pela primeira vez na década de 1970, pelo pesquisador americano Van Rensselaer Potter. De acordo com esse autor, a Bioética seria uma ponte entre o conhecimento biológico e os valores ... -
Biologia com humor: utilização de charges na divulgação científica
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O campo das Ciências Biológicas apresenta linguajar e conceitos que, muitas vezes, soam como estranhos ao público em geral. Tal aspecto pode contribuir para um afastamento das pessoas em relação a esta área do conhecimento ... -
DNA Rastros: Alunos detetives decifram casos com base em pistas genéticas
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)A alfabetização científica é, por vezes, um processo árduo, de acordo com Sasseron e Carvalho (2011), uma pessoa alfabetizada, científica e tecnicamente, é capaz de utilizar os conhecimentos científicos, integrando-os ...