Itens para a visualização no momento 351-370 of 3162

    • Boletim La Espada 

      Flores Bordais, Lourdes Eddy; Severo, Luciano Wexell (SIEPE, 2019)
      Este proyecto nació por la propia demanda de los estudiantes, quienes a través de grupos de estudio y de la propia convivencia, fomentaban discusiones sobre temas políticos, económicos y sociales. Se sentía la necesidad ...
    • Bolívia: Condicionantes ecômicos e políticos para a conformação de um eixo bolivariano na América Andina 

      Ibáñez Ojeda, Jesús; Oliveira, Renata Peixoto de (2013-07-03)
      Este trabajo pretende realizar un estudio profundizado acerca de la realidad socioecon ́omica y pol ́ ıtica de Bolivia, con el intuito de comprender los condicionantes que explican los cambios recientes promovidos por ...
    • Bolsistas do Pibid trazendo a ciência e a biologia para as escolas em forma de experimentação 

      Paula, Viviane Estácio de; Silva, Merieli de Melo da (2014-10)
      As aulas de Ciências e Biologia têm como característica a possibilidade de dinamização das aulas pela atuação dos estudantes como protagonistas de aulas práticas/experimentais propostas pelos docentes. A integração ...
    • Bonjour Foz do Iguaçu 

      Clerdine, Luberisse; Jean Luc, Desir; Mamadou, Alpha Diallo (SIEPE, 2019)
      O projeto Bonjour, Foz do Iguaçu! É um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que oferece aulas gratuitas de francês para moradores da comunidade de Foz do Iguaçu e região. ...
    • Bonjour Foz do Iguaçu! 

      Pratti, Gabriela Aline Silveira; Erazo Muñoz, Angela Maria (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Es una realidad que en nuestro mundo globalizado, la necesidad de contacto y de comunicación resulta imprescindible para generar interacciones. En la universidad, el aprendizaje de otras lenguas es una necessidad primordial ...
    • Bonjour, Foz do Iguaçu! 

      LUBERISSE, CLERDINE; SOSA, MONICA BEATRIZ; DIALLO, MAMADOU ALPHA (Proex/Unila, 2018-11-30)
      O projeto Bonjour, Foz do Iguaçu! É um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que oferece aulas gratuitas de francês para moradores da comunidade de Foz do Iguaçu e região. O ...
    • Botánica y Medicina como impulsoras de la Biología en América 

      Cavassa Cruces, Diego; Ribeiro, Luciana Mello; Orlik, Yuri (2013-07-03)
      Se plantea en este trabajo exploratorio, de naturaleza documental, verificar como se fue cre- ando el inter ́es por el estudio de la biolog ́ ıa en Am ́erica Latina a lo largo de los u ́ ltimos 500 a ̃ nos, identificando ...
    • Brasil e Cuba no contexto da integração Latino-Americana: uma análise da evolução das Relações diplomáticas e comerciais de 2003 a 2013 

      Santos, Ana Carolina dos Anjos (2015-05)
      Com o início do governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, no ano de 2003, foram intensifi cados os esforços diplomáticos brasileiros e suas iniciativas na direção de uma maior cooperação com outros países em ...
    • Brasil e México nas cadeias globais de valor: uma análise comparativa baseada na intensidade tecnológica da produção industrial 

      Cateia, Júlio Vicente; Pereira, Adriano José (2015-05)
      Este estudo tem como objetivo traçar um perfil de integração brasileira e mexicana nas Cadeias Globais de Valor (CGVs), a partir de uma comparação do desempenho das duas economias, conforme a intensidade tecnológica da ...
    • Brasil, México, Colômbia e o combate ao narcotráfico no período de 2005 a 2017 

      Corina, Julia; Luz, Michelly (Graduação em Relações Internacionais e Integração, 2018-11-05)
      No combate ao narcotráfico a fragilidade e porosidade das fronteiras geram grandes discussões sobre qual seria a forma mais eficiente a ser empregada no combate ao tráfico de substâncias psicoativas entre os governos do ...
    • Brasil, te presento a Cristina Peri Rossi 

      Taberne Albarenga, Eva Yolanda; Lessa, Giane da Silva Mariano; Diniz, Alai Garcia (2014-11-07)
      Dando continuidad a la primera etapa del proyecto “Traducción Cultural: oralidades en archivos de frontera” (desarrollada entre los meses de enero y julio de 2013), nos propusimos, en este segundo momento, ampliar nuestro ...
    • Brasil-Moçambique: a experiência internacional do NCEP 

      Vieira, Toni André Scharlau (Proex/Unila, 2017)
      Este artigo tem como objetivo apresentar o Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP) e os resultados que foram e que vem sendo alcançados a partir do convênio entre a UFPR e a Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo, ...
    • Breve reflexão sobre o subprojeto Pibid de geografia no Colégio Estadual Eduardo V. Suplicy, Francisco Beltrão, PR: o olhar do supervisor 

      Savoldi, Andréia; Guis, Fatima Marcello; Nacke, Sonia Mary Manfroi (2014-10)
      Este artigo tem como objetivo analisar a experiência do subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Geografia, desenvolvido no Colégio Estadual Eduardo Virmond Suplicy no período de ...
    • BRICS: situación de Brasil y África del Sur en el contexto regional 

      Barboza, Sandra; Agullo, Juan (2017-10-04)
      El presente artículo pretende plasmar la situación de dos países miembros del grupo BRICS: Brasil y África del Sur, en el ámbito de relaciones con sus vecinos regionales y estrategias geopolíticas. Previamente, es ...
    • A brincadeira é de menina ou menino? 

      Simeoni, Maria Cristina; Périco, Samantha Cristina Macedo (Proex/Unila, 2017)
      O tema deste trabalho de extensão é a questão de gênero na Educação Infantil. Gênero é utilizado para designar relações socialmente construídas entre os sexos, rejeita justificativas exclusivamente biológicas. O objetivo ...
    • A Brincadeira no desenvolvimento infantil 

      Müller, Verônica Regina; Tótoli, Danielle Cristina Goularte; Marchi, João Alfredo Martins; Natali, Paula Marçal (Proex/Unila, 2017)
      O presente texto tem como objetivo dialogar a relação das brincadeiras infantis com a produção cultural construída entre pares e destes com os adultos. A metodologia utilizada pauta-se num estudo bibliográfico tendo como ...
    • Brincar para aprender para brincar: as experiências e ações extensionistas do Projeto de Lixo a Bicho 

      Peixe, Rita Inês Petrykowski; Kremer, Laura Pioli; Helm, Raquel Garcia; Fabri, Cássio Angelo; Steinbraenner, Lucas; Stefanello, Arthur Eberhardt; Novais, Milena Casarin de; Ferreira, Helena Carolina (Proex/Unila, 2017)
      O Projeto de extensão de “DE LIXO A BICHO: Ações de educação socioambiental por meio de materiais lúdico residuais” é d​ esenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Câmpus Itajaí e tem como objetivo o ...
    • Buen vivir e política externa: perspectivas da política externa de Evo Morales frente à Constituição política do estado plurinacional da Bolívia (2009) 

      Guerra, Lucas Duarte Vitorino de Paula Xavier (2015-09-14)
      A subida de Evo Morales ao poder na Bolívia trouxe uma série de transformações nos direcionamentos políticos - tanto internos quanto externos - do país. Um marco nesse processo foi a promulgação da Constituição do Estado ...
    • Burdening History na Educação Escolar indígena: o que pensam as crianças Mbyá Guarani sobre as narrativas de Colonização do Brasil? 

      Neves, Juliane Nascimento das; Urban, Ana Cláudia (Even3, 2018-01-15)
      À luz da Burdening History ou a “história difícil”, o presente texto 3 apresenta reflexões de uma pesquisa em estágio avançado sobre as narrativas de Colonização 4 do Brasil no Ensino de História em contexto escolar ...
    • A busca de um conceito: resistências sociais (Uma abertura dentro da crise) 

      Ferreira, Janaína Parentes Fortes Costa; Reis, Marília Luiza de Carvalho (2015)
      O tema “resistência social” – conceito em construção – no âmbito acadêmico transfor- ma-se, surpreendentemente, em resistência às manipulações das estruturas de poder, fazendo do estudante universitário o ator das ...