Mulheres empilhadas (2019) e Temporada de furacões (2017): expressões da violência de gênero em narrativas contemporâneas

Imagem de Miniatura

Data

2023

Autores

Souza, Viviani Busko

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente pesquisa objetiva compreender comparativamente as relações entre as figurações da violência e as composições utilizadas para representar os contextos e as questões de gênero discutidas contemporaneamente na América Latina. Para tanto, a análise pretendida possui como objeto as produções de duas autoras, Fernanda Melchor e Patrícia Melo. Considerando a estrutura violenta e patriarcal das sociedades latino-americanas, as obras escolhidas, Temporada de furacões (2017) e Mulheres Empilhadas (2019), possibilitam a compreensão e contemplação da capacidade humana de transformar em arte as circunstâncias mais dilacerantes, cumprindo algumas das funções da literatura, como a representação, crítica e denúncia da realidade. Para tal fim, a análise, dividida em três capítulos, está apoiada nas conexões propostas por Jaime Ginzburg (2013) sobre literatura e violência, nas dimensões e mecanismos da violência identificados por Marilena Chauí (2017), nos alertas de Slavoj Žižek (2014) sobre a violência invisível, além de outros pesquisadores de literatura, violência e cultura. Em relação às questões de gênero, os escritos de Heleieth Saffioti (1995), Rita Laura Segato (2016), Pierre Bourdieu (1998) e Marcela Lagarde (1996), foram a base para a comparação, visto que tratam de temas centrais nas obras literárias de Melo e Melchor, como a dominação masculina, a violência de gênero, aborto, feminicídio e estupro.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada.

Palavras-chave

literatura contemporânea, Fernanda Melchor, Patrícia Melo, violência de gênero

Citação