Pedagogia da Floresta: Agrossabedorias como Propostas de Insurgência de Mulheres em Abya Yala
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Data
2022
Autores
Pereira, Joselaine Raquel da Silva
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Resumo
Esta pesquisa busca analisar as práticas pedagógicas e educacionais baseadas nas cosmovisões e cosmopráticas
das mulheres da terra (indígenas, camponesas, quilombolas, agroflorestoras) ao longo do território de Abya
Yala, que se opõem ao sistema positivista e desenvolvimentista atual, constituindo formas de insurgência
contra-colonial, antipatriarcal e anticapitalista e propondo alternativas relacionadas à luta pela vida (humana e
não humana), em defesa de seus corpos-territórios e à busca pelo Bem viver. Através do diálogo com teorias
antropológicas ecológicas, anarquistas, ecofeministas e contra-coloniais, e da realização de uma análise
documental qualitativa multissituada procuro compreender a forma como se constroem as práticas pedagógicas
contra-hegemônicas protagonizadas por essas mulheres subalternizadas, que surgem a partir das
agrossabedorias, de sua conexão com a terra e o território, e da pedagogia da própria floresta que se dá através
da sensibilidade e do afeto que permitem perceber a biodiversidade da qual os seres humanos fazem parte de
maneira não hierárquica e complementar.
Abstract
Descrição
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.
Palavras-chave
Povos contra-coloniais, Bem viver, Corpos-territórios, Ecofeminismo, Ecologia social