Saúde Mental de Profissionais de Saúde no Contexto da Pandemia COVID-19: Revisão Integrativa da Literatura

Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Czelusniak, Caroline Boaventura
Zazula, Robson

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A pandemia de COVID-19 representa uma emergência de saúde física e mental. Além dos estressores vivenciados neste momento, os profissionais de saúde precisam atuar neste contexto, estando expostos a condições de trabalho novas e inesperadas no cuidado aos pacientes. Diante desta complexidade, o presente estudo objetivou realizar uma revisão integrativa da produção científica nacional sobre a saúde mental dos profissionais de saúde na pandemia COVID-19. Foi realizada uma busca por artigos publicados entre março de 2020 a março de 2021, nas bases de dados Scielo, Pubmed, PsycInfo (APA) e Lilacs. Foram selecionados seis artigos para o estudo. Os resultados evidenciaram que a proximidade do trabalho e prestação de cuidado geram exposição ao risco de contaminação e sentimentos como medo e culpa, principalmente devido aos dilemas éticos vivenciados e o constante envolvimento nos processos de viver e morrer. As dificuldades encontradas estavam relacionadas aos longos plantões, falta de equipamento de proteção individual e sobrecarga dos cuidados oferecidos aos pacientes. Os resultados apontaram a existência de desgaste psicológico, ansiedade, medo e desesperança que afetam e são afetados pelos processos de trabalho dos profissionais na pandemia. Como prevenção e promoção de saúde mental citam- se disponibilização de informações confiáveis, mapeamento de profissionais emocionalmente fragilizados, recomendações de autocuidado e organização de suporte psicológico, com ações de saúde que possibilitem acolhimento e atendimento aos sinais e sintomas. Conclui-se que a prevenção e a promoção de saúde devem perpassar, principalmente pelos processos de trabalho, levando em consideração todos os fatores envolvidos e suas repercussões para a saúde mental dos profissionais.

Descrição

Trabalho de conclusão de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Foz do Iguaçu, 2022.

Palavras-chave

Saúde mental, profissionais de saúde, pandemia, COVID-19.

Citação

CZELUSNIAK, C. B & ZAZULA, R. Saúde Mental de Profissionais de Saúde no Contexto da Pandemia COVID-19: Revisão Integrativa da Literatura. Trabalho de conclusão de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Foz do Iguaçu, 2022.