Implantação de Medidas de Distanciamento Social no Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 no Município de Foz do Iguaçu, Paraná

Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Conde, Olga Lucía Mosquera

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Trata-se de um estudo ecológico, realizado no município de Foz do Iguaçu-PR, com o objetivo de analisar os efeitos da implantação das medidas restritivas no enfrentamento da COVID-19. Foram analisados decretos publicados no ano de 2020 e no primeiro quadrimestre de 2021. Após análise primária dos decretos, foram criadas nove categorias de medidas restritivas. Posteriormente, foram elaboradas e analisadas as seguintes variáveis: número de casos novos; número de óbitos; taxa de mortalidade; taxa de incidência e letalidade. Os resultados permitiram compreender a implantação das medidas restritivas no município de Foz do IguaçuPR, como ferramenta de redução dos casos, hospitalizações, e, consequentemente, dos óbitos. Foi possível observar a implementação de medidas restritivas em tempo oportuno e o impacto das flexibilizações no aumento dos casos, principalmente nas primeiras semanas epidemiológicas de 2021, em que se observou o maior pico de casos.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Residência apresentado ao Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (Residência Multiprofissional), do Instituto Latino-americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Saúde da Família.

Palavras-chave

COVID-19. Isolamento social. Decretos. Pandemias.

Citação

conde.olm