A Ponte da Integração e os Impactos Socioambientais das Obras de Infraestrutura no Mercosul
Carregando...
Data
2022
Autores
Almeida, Vanessa da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A pesquisa se dedica ao estudo dos impactos socioambientais da Ponte da Integração
para as cidades de Presidente Franco, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. Desde a
abordagem do campo dos estudos da Integração Regional, analisa-se as
características das obras de Infraestrutura na Região Transfronteiriça do Iguaçu (RTI)
e a participação dos atores locais no âmbito das transformações causadas pela ponte
e pelas obras complementares da Perimetral Leste e o Corredor Metropolitano del
Este. A partir disso, os objetivos são delimitados na produção de um diagnóstico com
a análise dos impactos socioambientais da Ponte para a população de Foz do Iguaçu,
Presidente Franco e Puerto Iguazú, indicando possíveis soluções desde uma visão
mais crítica deste modelo de integração. Metodologicamente, este trabalho se
organiza, para aplicar técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa no Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC). A pesquisa qualitativa foi composta pela apresentação do
arcabouço teórico-conceitual baseado na bibliografia em levantamento e
apresentação dos conceitos relacionados às obras de infraestrutura na região, sob a
ótica de pensadores da América Latina, dos Estudos Ambientais e da Infraestrutura
Regional. A pesquisa quantitativa aqui é caracterizada pelo processo de coleta,
filtragem e análise dos dados empíricos sobre as obras, bem como o mapeamento
dos principais impactos causados pela obra por meio da realização da análise dos
documentos de Estudos de Impacto Ambiental (EIA), Relatório de Impacto Ambiental
(RIMA) e Informes do Consórcio Ponte Brasil Paraguai e Banco Interamericano do
Desenvolvimento (BID). Conclui-se que este projeto alcançou os objetivos propostos
com a análise dos indicadores ambientais, no entanto os instrumentos de proteção e
conservação ambiental carecem de uma visão socioambiental, uma vez que o meio
ambiente possui um caráter transnacional, que, por natureza, exige estes esforços
conjuntos na superação dos problemas e na criação de potencialidades comuns,
como os exemplos de possíveis soluções propostas ao final do trabalho.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.
Palavras-chave
Infraestrutura; Tríplice Fronteira; Ponte da Integração; Impactos Socioambientais.