• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - História - Licenciatura
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - História - Licenciatura
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Entre Memórias e Identidades: a Escolarização de Descendentes das Diásporas Chinesas no Brasil

Thumbnail
View/Open
Entre Memórias e Identidades: a Escolarização de Descendentes das Diásporas Chinesas no Brasil (311.3Kb)
Date
2022
Author
Chan, Fernanda Ferreira
Metadata
Show full item record
Abstract
A migração asiática, especificamente oriunda da China para o Brasil, é um fenômeno que começou no final do século XIX e início do século XX. O número de chineses aumentou e consequentemente aumentou o número de seus descendentes nas escolas brasileiras, cuja função por muito tempo foi de construção da identidade nacional brasileira. No presente artigo, pretende-se conhecer as relações sociais que os descendentes de chineses estabeleceram no Brasil a partir de suas memórias escolares, bem como descobrir como as experiências escolares interferiram na forma como estes sujeitos se identificam e são identificados. Com este objetivo, foram feitas quatro entrevistas entre 2021 e 2022, com gravação de áudio, e utilizando técnicas da História Oral a partir dos apontamentos de Verena Alberti (2010) e Alessandro Portelli (2016). As narrativas foram analisadas a partir das contribuições de Maurice Halbwachs (1990), sobre memórias coletivas, e Jeffrey Lesser (1999), sobre identidade e miscigenação de asiáticos no Brasil. Ao fim, das experiências narradas, foi possível compreender que os sujeitos sempre narram individualmente, mas suas memórias estão sempre respaldadas por grupos sociais (HALBWACHS,1990) e sua identidade nunca é estática, pois nem sempre é brasileira e nem sempre é chinesa, mas sempre é fluida (LESSER, 1999).
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/7092
Collections
  • TCC - História - Licenciatura

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV