Ausências Sentidas: as Dinâmicas das Jornadas de Trabalho e a Invisibilização do Trabalho Doméstico Não-Remunerado no Cotidiano de Mulheres na Fronteira de Foz do Iguaçu/PR

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Nascimento, Maria Eduarda Balbinot Furtado do

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho trata sobre as dinâmicas das jornadas de trabalho e a invisibilização do trabalho doméstico não-remunerado no cotidiano de mulheres na fronteira de Foz do Iguaçu/PR, e como refletem nas relações sociais desiguais geradas pelo capitalismo e pelo patriarcado. Evidenciando através de uma revisão bibliográfica e de trabalho de campo realizado a partir de construção de uma série de fotografias e de entrevistas etnográficas como é a rotina e as dinâmicas das múltiplas jornadas de trabalho. O objetivo é entender quais são as dinâmicas a que as mulheres são submetidas em suas jornadas de trabalho, com foco no trabalho doméstico não-remunerado e no trabalho do cuidado. Debatendo com conceitos de divisão sexual.racial.social do trabalho e os desdobramentos como jornadas de trabalho e o trabalho doméstico não-remunerado, trabalho reprodutivo, economia do cuidado e as diferentes formas de ausência que sentimos e observamos dentro desses processos. Considerando também a pandemia de COVID-19, que impactou as dinâmicas do trabalho doméstico nos lares, o que já era sobrecarregado, ficou ainda mais. Desta forma, utilizando de autoras como Silvia Federici, Ochy Curiel, Helena Hirata, Danièle Kergoat, entre outras, é possível analisar as dinâmicas das quais as mulheres na fronteira – mas não só, são sujeitadas a invisibilização e ausências, mesmo sendo presença chave nas relações de múltiplas jornadas de trabalho.

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política na América Latina.

Palavras-chave

trabalho doméstico não-remunerado; múltiplas jornadas; ausências-sentidas; fronteira; sociologia visual.

Citação