• português (Brasil)
    • español
    • English
  • español 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - História - Licenciatura
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - História - Licenciatura
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I

Thumbnail
Ver/
Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I (623.6Kb)
Fecha
2022
Autor
Machado, Maria Laura Oliveira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica, de larga escala, aplicada trimestralmente em todos os componentes curriculares desde 2021, assim busca-se analisar a relação entre Prova Paraná e os desdobramentos do ensino de história no ensino fundamental I. A pesquisa busca responder as seguintes questões:As avaliações de larga escala, em específico a Prova Paraná, seria realmente uma forma de melhorar a qualidade do ensino? Ela contribui para tornar os alunos mais críticos, ou está a serviço da reprodução, classificação e competitividade entre os envolvidos? A pesquisa apresenta um resgate histórico sobre o surgimento das avaliações de larga escala, e apresenta a proposta do governo paranaense para a Prova Paraná, com a inclusão desta avaliação no trimestre no componente curricular de História, tomando como base o ano de 2022. Como resultado a pesquisa alerta para a interferência do Estado na metodologia do professor polivalente, indicando atividades e orientações para o ensino de história, com vista a melhoria nos resultados da Prova Paraná, contribuindo para a padronização curricular e retirada da autonomia docente. O referencial teórico está ancorado em de Cunha;Muller (2018), Savaris (2022), Pasini;Soligo (2022), Finoccio (2012), Nadai (1993) e Silva;Silva (2018).
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/7059
Colecciones
  • TCC - História - Licenciatura

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV