Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I
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Data
2022
Autores
Machado, Maria Laura Oliveira
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Resumo
A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica, de larga escala, aplicada trimestralmente em todos os componentes curriculares desde 2021, assim busca-se analisar a relação entre Prova Paraná e os desdobramentos do ensino de história no ensino fundamental I. A pesquisa busca responder as seguintes questões:As avaliações de larga escala, em específico a Prova Paraná, seria realmente uma forma de melhorar a qualidade do ensino? Ela
contribui para tornar os alunos mais críticos, ou está a serviço da reprodução, classificação e
competitividade entre os envolvidos? A pesquisa apresenta um resgate histórico sobre o
surgimento das avaliações de larga escala, e apresenta a proposta do governo paranaense para
a Prova Paraná, com a inclusão desta avaliação no trimestre no componente curricular de
História, tomando como base o ano de 2022. Como resultado a pesquisa alerta para a
interferência do Estado na metodologia do professor polivalente, indicando atividades e orientações para o ensino de história, com vista a melhoria nos resultados da Prova Paraná, contribuindo para a padronização curricular e retirada da autonomia docente. O referencial teórico está ancorado em de Cunha;Muller (2018), Savaris (2022), Pasini;Soligo (2022), Finoccio (2012), Nadai (1993) e Silva;Silva (2018).
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
Palavras-chave
Avaliação de larga escala, Ensino de História