Descentralização de Políticas Públicas para o Audiovisual: Análise e Avaliação da Estrutura de Fomento de Pernambuco e Belo Horizonte

Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Veronez, Felipe Chiaretti

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho envolve a análise e avaliação de políticas públicas descentralizadas para o audiovisual, partindo do problema da concentração de recursos no eixo Rio-SP. O objetivo é analisar modelos implementados em regiões com escassez histórica de recursos para o setor e avaliá-los enquanto sua eficiência e eficácia, a fim de atestar a importância e necessidade de políticas locais para o fortalecimento, desenvolvimento e democratização do audiovisual. Especificamente, objetiva-se analisar um modelo estadual, a política cultural de Pernambuco com foco no Funcultura Audiovisual, e um modelo municipal, o Programa BH nas Telas de Belo Horizonte. Como metodologia, foram realizadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental (anuários estatísticos, relatórios, leis, editais e demais documentos oficiais) para a coleta de dados. Como apoio metodológico, foi adotado o ciclo de políticas públicas proposto por Secchi (2015) e as ferramentas de análise e avaliação levantadas por Chrispino (2016). A partir dos dados analisados, verifica-se o fortalecimento e a ampliação do mercado audiovisual, com a geração de emprego e renda, profissionalização do setor, democratização do acesso, desenvolvimento econômico-cultural e ganhos em capital simbólico. Conclui-se, portanto, a importância e a necessidade da implementação e do aprimoramento de políticas locais para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado audiovisual de forma democrática e descentralizada.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.

Palavras-chave

políticas públicas, audiovisual, descentralização, Pernambuco, Belo Horizonte

Citação