Governança de Sistema de Inovação Transfronteiriço: um Estudo de Caso sobre o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação da Região de Tríplice Fronteira - Napi Trinacional (Foz do Iguaçu - Ciudad del Este - Puerto Iguazu)
Carregando...
Data
2022
Autores
Furtado, Osvaldo Vaz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Os mais – Novos Arranjos de Pesquisas e Inovação são da iniciativa do governo do estado do Paraná-Brasil, que compõem uma solução sócio técnica fortemente apoiada em pressupostos da transformação digital e, concomitantemente, da gestão e engenharia do conhecimento. No qual, têm como objetivo conduzir a produção de conhecimento de forma colaborativa pelos pesquisadores paranaenses, incitados por demandas reais de desenvolvimento de setores estratégicos para o Estado, mediante o aporte de recursos financeiros. Partindo disso, surgiu em especial, por ser na região de fronteira o NAPI Trinacional. O mesmo, possui como foco a região da tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, mais precisamente entre os municípios de Foz do Iguaçu-Puerto de Iguazú-Ciudad Del Este. O NAPI Trinacional se apresenta como um possível arranjo de governança de sistema de inovação transfronteiriça para a região da tríplice fronteira (Ciudad Del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu). Esse arranjo é apresentado com objetivo principal de prover pesquisas e inovações que promovam o desenvolvimento das três regiões. Para que haja esse desenvolvimento, é necessário planos e estratégias conjuntas que englobam todas as regiões pela qual fazem das fronteiras. A partir disso o presente estudo contou com objetivo geral analisar, sob a ótica da Governança de SRIT, a estrutura e ações do NAPI Trinacional para o desenvolvimento da pesquisa e inovação na tríplice fronteira. Para alcançar os objetivos almejados foi feito um estudo de caso qualitativo de natureza exploratória com base em categorias de análise obtidas em levantamento teórico e em evidências empíricas obtidas em documentos, entrevistas e observação participante. Este estudo contou com aporte teórico sobre as características de governança transfronteira e o SRIT. Com base nisso, identificou-se que o NAPI Trinacional é um arranjo de pesquisa e inovação para o desenvolvimento da região da tríplice fronteira entre Foz do Iguaçu-Ciudad Del Este-Puerto Iguaçu, em parceria entre Brasil-França juntamente com Argentina e Paraguai, sobre o financiamento da fundação ARAUCÁRIA por meio do governo de Paraná Brasil, tendo como modo de governança multinível dado três dimensões (institucional, técnico-institucional e técnico-operacional). Conclui-se que o NAPI Trinacional está em no estágio semi-integrado em relação aos diferentes níveis de interação internacional transfronteiriços.
Abstract
Descrição
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.
Palavras-chave
Desenvolvimento regional., Sistemas de Inovação., Fronteiras., Cooperação Transfronteiriça.