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dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorIze Ribeiro, Fabricio
dc.date.accessioned2022-09-05T20:11:03Z
dc.date.available2022-09-05T20:11:03Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6818
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa visa demonstrar práticas pedagógicas na disciplina de Geografia, para o ensino fundamental, mais precisamente para o 9ºano sobre a temática das Mudanças Climáticas e Aquecimento Global, debatendo sobre as duas correntes científicas pautada sobre os vieses dos Aquecimentistas, tendo como base teórica apresentação de seus argumentos da influência da ação antrópica sobre o clima global, e a versão dos Não Aquecimentistas, através de uma proposta didática utilizando metodologias ativas (MORAN, 2015), o Juri Simulado, aplicado no Colégio Estadual Cívico Militar Angelo Benedetti, localizado no munícipio de Santa Terezinha de Itaipu, no Extremo Oeste Paranaense. A Metodologia desta pesquisa se pautou sobre o Levantamento bibliográfico selecionando pesquisas, teses, dissertações, artigos e livros que se tratam da temática de Mudanças Climáticas e como esta, está representada nos conteúdos norteadores de Geografia na Educação Básica, e presente no livro didático, presente em todas as escolas estaduais da Rede de Ensino pública do Paraná, do Projeto Araribá Mais. Foi utilizada a observação participante, para compilamento de dados, onde permite o pesquisador participar da ação, se restringindo a instigar os alunos a participar da prática, porém sem interferir na tomada de decisões. Os recursos que podem ser utilizados são gravação de vídeos, fotos, escrita (CERVO e BERVIAN, 2002). O Resultado da aplicação do Juri Simulado, evidenciou que o uso de Metodologias Ativas em sala de aula traz inúmeros benefícios e que permite que o conteúdo debatido em sala de aula seja mais significativo e mais marcante para os alunos, ao permitir que os alunos ressignifiquem o conteúdo, construindo sua própria compreensão de mundo a partir da interação entre educador e educando. Foi possível observar através dos resultados esperados e o desempenho na atividade do Juri-Simulado, que os alunos puderam compreender as duas vertentes sobre as Mudanças Climáticas, e assim, com a base teórica, puderem escolher e formar uma opinião sobre a temática apresentada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGeografia; Mudanças Climáticas; Metodologias Ativas; Juri Simulado.pt_BR
dc.titleAquecimento Global e Uso do Livro Didático de Geografia no Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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