Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio

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Data

2022

Autores

Alparone, Rafaella Barbosa
Franzi, Juliana
Fiorotti, Cíntia

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Resumo

A implementação do Novo Ensino Médio e da BNCC são duas mudanças resultantes de um mesmo processo de ampliação de políticas neoliberais no campo educacional em curso atualmente, porém, este ainda é um campo em disputa. Há amplos debates entre os profissionais de educação que acompanham e questionam este processo, apontando, continuamente, os erros e as consequências futuras para o desmonte da educação pública no país. O objetivo da pesquisa é investigar o posicionamento das entidades representativas dos profissionais de educação, com foco no estado do Rio de Janeiro, incluindo ainda as principais entidades nacionais. Assim, a investigação se faz por meio do levantamento de manifestos, notas e registros da promoção de debates em formação continuada, publicados e realizados com o intuito de se posicionarem e colocarem em pauta a execução da reforma educacional. Os agentes envolvidos na implementação se situam em diversos campos, favoráveis ou não a ela. Essa pesquisa busca apresentar e analisar parte destas discussões, de modo que sejam melhor observados os processos envolvidos em tal etapa de materialização do currículo no dia a dia das escolas.

Abstract

Descrição

Artigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em Ensino de História e América Latina.

Palavras-chave

Novo Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Reforma Educacional, Sindicatos de professores

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