Internato em Atenção Primária à Saúde I - Diagnóstico e Acompanhamento na Unidade Básica de Saúde de uma Paciente Adolescente com Tuberculose Pulmonar sem Confirmação Bacteriológica: Relato de Caso

Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Florido Figueroa, Danila Rosalí

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Neste trabalho relata-se o caso de uma paciente adolescente feminina com tuberculose pulmonar sem confirmação bacteriológica acompanhada por uma Unidade Básica de Saúde de Foz de Iguaçu. Método: as informações contidas neste trabalho foram obtidas por uma entrevista com o paciente, por meio de revisão do prontuário, registro fotográfico dos métodos diagnósticos, aos quais o paciente foi submetido e revisão da literatura. Discussão: A tuberculose (TB) pulmonar infelizmente ainda constitui uma doença com grande relevância epidemiológica; no Brasil, a doença de tuberculose em 2017, atingiu 91 mil indivíduos, entre eles 11 mil crianças (com idade ≤ 15 anos), além disso, como consequência registrou-se 7 mil mortes no país no mesmo ano. Os principais sintomas da tuberculose ativa são: tosse seca ou produtiva por mais de 3 semanas, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço e fadiga. De acordo com a diretriz do Ministério da Saúde, o diagnóstico da TB pulmonar, no Brasil, varia conforme a idade. O esquema básico para tratamento da TB em adultos e adolescentes, é composto por quatro fármacos na fase intensiva e dois na fase de manutenção.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Medicina.

Palavras-chave

Tuberculose, adolescência, relato, diagnóstico.

Citação

Coleções