• português (Brasil)
    • español
    • English
  • español 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
  • PPGICAL - Programa de Pós-Graduação Integração Contemporânea da América Latina
  • ICAL - Dissertação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
  • PPGICAL - Programa de Pós-Graduação Integração Contemporânea da América Latina
  • ICAL - Dissertação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ñande reko arundu dos Guarani-Ñandeva da tekoha sombrerito: a educação indígena na perspectiva intercultural

Thumbnail
Ver/
Dissertação de mestrado (2.711Mb)
Ata de defesa (15.48Kb)
Fecha
2016-10-26
Autor
Silva, Joselaine Dias de Lima
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O objetivo da Dissertação está em analisar como acontece a educação escolar dos Guarani na Tekoha Sombrerito, relacionado à Educação Intercultural, apresentando as ações pedagógicas, bem como a formação dos professores indígenas no Curso Magistério Ára Verá (tempoespaço iluminado) e o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu (Viver com sabedoria) específicos aos Guarani, e ainda o processo de produção de materiais. Fez-se uso de diversos teóricos como também de pesquisas in loco focando na análise sobre como os materiais de ensino-aprendizagem podem contribuir para que aconteça o registro escrito da tradição oral existente na aldeia, estabelecendo uma relação entre os aspectos culturais Guarani e a proposta de escola diferenciada, com processos próprios de aprendizagem. Tendo como referência para pesquisa, temas como Ñande Reko Arandu, (modo de ser e viver com sabedoria) próprios da cultura Guarani; a educação escolar na Tekoha Sombrerito; a produção literária de uso didático-pedagógicos de ensino aprendizagem como um meio para a Educação Intercultural.
 
The aim of the Dissertation is to analyze as in the education of Guarani in Tekoha Sombrerito, related to Intercultural Education, presenting the educational activities and the training of indigenous teachers in Teaching Course Ára Verá (illuminated space-time) and the Course degree Intercultural Indigenous Teko Arandu (Living with wisdom) specific to Guarani and materials production process. There was use of various theoretical also research in focusing the analysis on the teaching-learning materials can contribute to that happening the written record of the existing oral tradition in the village, establishing a relationship between the cultural aspects Guarani and proposal for differentiated school with their own learning processes. With reference to research topics such as Ñande Reko Arandu, (way of being and living wisely) own the Guarani culture; school education in Tekoha Sombrerito; the literary production of didactic and pedagogical use as means for Intercultural Education.
 
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/670
Colecciones
  • ICAL - Dissertação

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV