Ñande reko arundu dos Guarani-Ñandeva da tekoha sombrerito: a educação indígena na perspectiva intercultural
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Data
2016-10-26
Autores
Silva, Joselaine Dias de Lima
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Editor
Resumo
O objetivo da Dissertação está em analisar como acontece a educação escolar dos Guarani na Tekoha Sombrerito, relacionado à Educação Intercultural, apresentando as ações pedagógicas, bem como a formação dos professores indígenas no Curso Magistério Ára Verá (tempoespaço iluminado) e o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu (Viver com sabedoria) específicos aos Guarani, e ainda o processo de produção de materiais. Fez-se uso de diversos teóricos como também de pesquisas in loco focando na análise sobre como os materiais de ensino-aprendizagem podem contribuir para que aconteça o registro escrito da tradição oral existente na aldeia, estabelecendo uma relação entre os aspectos culturais Guarani e a proposta de escola diferenciada, com processos próprios de aprendizagem. Tendo como referência para pesquisa, temas como Ñande Reko Arandu, (modo de ser e viver com
sabedoria) próprios da cultura Guarani; a educação escolar na Tekoha Sombrerito; a produção literária de uso didático-pedagógicos de ensino aprendizagem como um meio para a Educação Intercultural.
The aim of the Dissertation is to analyze as in the education of Guarani in Tekoha Sombrerito, related to Intercultural Education, presenting the educational activities and the training of indigenous teachers in Teaching Course Ára Verá (illuminated space-time) and the Course degree Intercultural Indigenous Teko Arandu (Living with wisdom) specific to Guarani and materials production process. There was use of various theoretical also research in focusing the analysis on the teaching-learning materials can contribute to that happening the written record of the existing oral tradition in the village, establishing a relationship between the cultural aspects Guarani and proposal for differentiated school with their own learning processes. With reference to research topics such as Ñande Reko Arandu, (way of being and living wisely) own the Guarani culture; school education in Tekoha Sombrerito; the literary production of didactic and pedagogical use as means for Intercultural Education.
The aim of the Dissertation is to analyze as in the education of Guarani in Tekoha Sombrerito, related to Intercultural Education, presenting the educational activities and the training of indigenous teachers in Teaching Course Ára Verá (illuminated space-time) and the Course degree Intercultural Indigenous Teko Arandu (Living with wisdom) specific to Guarani and materials production process. There was use of various theoretical also research in focusing the analysis on the teaching-learning materials can contribute to that happening the written record of the existing oral tradition in the village, establishing a relationship between the cultural aspects Guarani and proposal for differentiated school with their own learning processes. With reference to research topics such as Ñande Reko Arandu, (way of being and living wisely) own the Guarani culture; school education in Tekoha Sombrerito; the literary production of didactic and pedagogical use as means for Intercultural Education.
Abstract
Descrição
Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para obtenção de título de Mestre em Integração Contemporânea da América Latina. Orientadora: Profa. Dra. Senilde Alcântara Guanaes.
Palavras-chave
Povos Guarani, Educação escolar indígena, Educação intercultural, Ensino-aprendizagem
Citação
SILVA, Joselaine Dias de Lima. Ñande reko arundu dos Guarani-Ñandeva da tekoha sombrerito: a educação indígena na perspectiva intercultural. 118 p. Dissertação de Mestrado (Programa de mestrado em Integração Contemporânea da América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2016.