dc.contributor.advisor | Orientação | |
dc.contributor.author | Costa, Erickson | |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T16:05:36Z | |
dc.date.available | 2022-07-15T16:05:36Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/6664 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste em uma análise do potencial do meme como linguagem no ensino de história a partir da perspectiva da Educação Histórica. Para tal, é realizada uma pesquisa em torno de compreender o meme como linguagem das redes sociais a partir de uma perspectiva semiótica, e de como este objeto pode ser abordado dentro do campo da Teoria da História como um artefato da cultura histórica. Buscando relacionar a história com a vida prática, e o ensino com o contexto cultural do momento atual, considerando as novas tecnologias comunicacionais e suas respectivas linguagens no desenvolvimento do pensamento histórico dos estudantes. Sendo assim, a metodologia de ensino de história adotada neste trabalho é a da Aula Histórica, proposta por Maria Auxiliadora Schmidt, que tem suas bases no trabalho do filósofo da História alemão Jörn Rüsen. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Meme. Ensino de história. Cultura histórica. Aula histórica. | pt_BR |
dc.title | O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |