Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018
Carregando...
Data
2022
Autores
Donato da Costa, Julio Matheus
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo analisou o impacto no desenvolvimento infantil em crianças do zero aos seis
anos que participaram, entre 2010 e 2018, de forma integral, do Primeira Infância Melhor
(PIM). O PIM é uma política pública de visitação domiciliar e semanal que, acompanha
famílias socioeconomicamente vulneráveis no estado do Rio Grande do Sul. Para isto,
são apresentadas teorias sobre as relações entre a infância, a pobreza, o cuidado
parental e o desenvolvimento humano. A pesquisa mostra que o papel da família excede
fatores genéticos e incide em fatores emocionais e sociais dos indivíduos. A análise do
impacto da participação integral abrangeu indicadores do desenvolvimento não-cognitivo,
cognitivo e integral. Para isto, utilizou-se regressão logística, propensity score matching e
testes de robustez. Os resultados mostram que as famílias participantes de forma integral
do PIM, relatam ter menor dificuldade em educar seus filhos e que as crianças têm menos
dificuldade de se relacionar. Alta escolaridade do cuidador e famílias de baixa renda são
fatores que contribuem para a participação no programa. Há efeito causal positivo entre
as médias dos três indicadores de desenvolvimento quando a participação é integral.
Além disto, todos os algoritmos de pareamento mostram que há mais chances das
crianças do grupo tratamento obterem maiores resultados nas médias dos indicadores,
quando comparadas com o grupo controle.
Abstract
Descrição
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.
Palavras-chave
Pobreza, Crianças, Desenvolvimento