Culicidae (Insecta: Diptera) do Parque Nacional do Iguaçu - Brasil e Argentina e Região: Checklist para as Espécies e Culicídeos de Importância Sanitária

Resumo

Conhecer a fauna de mosquitos de locais em que há a presença de remanescentes florestais e que tenham seu entorno densamente povoado, como é o caso do Parque Nacional do Iguaçu/Parque Nacional Iguazu, se faz necessário do ponto de vista científico e epidemiológico, já que alguns táxons de mosquitos são responsáveis pela transmissão de doenças e podem atuar como vetores de patógenos entre animais silvestres e humanos. Este trabalho teve como principal objetivo, através do método de Mapeamento Sistemático da Literatura, compilar as pesquisas existentes na literatura que tiveram por objetivo principal levantar a fauna local de mosquitos, resultando em um levantamento das espécies que já foram registradas em inventários realizados na região. Além disso, foi também objetivo responder questões como quais são os gêneros mais citados, as espécies registradas que possuem importância epidemiológica, além de descrever os principais aspectos de seu comportamento e ecologia. Como resultados para essa pesquisa, tem-se uma lista de espécies de culicídeos e seus respectivos gêneros, que tiveram sua ocorrência confirmada na região, os locais e ambientes em que foram capturados, focando principalmente em descrever sua ecologia e comportamento. Inventariou-se o total de 119 espécies de mosquitos para a região do Parque Nacional do Iguaçu, distribuídas em 20 gêneros. Dessas, foram apontadas 30 espécies de importância epidemiológica por serem vetoras ou potenciais vetoras de doenças humanas e animais. Para elas, são listadas as doenças com potencial de transmissão, assim como seus criadouros e hábitos alimentares.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade.

Palavras-chave

Arbovírus, Culicídeos, Dengue, Ecologia

Citação