Ensino de História e Games: Possibilidades Metodológicas em Valiant Hearts

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Data

2022

Autores

Egrafonte, Gabriel Costa

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Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso busca articular as possibilidades metodológicas entre o jogo eletrônico Valiant Hearts: The Great War e o ensino de História na educação básica. O intuito do trabalho é discorrer sobre as concepções de jogo, o uso dos recursos digitais no campo educacional e as dificuldades que cercam o tema e discutir a possibilidade de utilizar um jogo eletrônico comercial como recurso didático-pedagógico adequado ao contexto do conteúdo histórico ofertado. O artigo explora o contexto geral dos avanços tecnológicos no campo educacional no Brasil a partir da Reforma do Ensino Médio e da integração com a Base Nacional Comum Curricular, além de um conjunto de fontes bibliográficas destacadas acerca do tema dos jogos (e jogos eletrônicos) e conceitos essenciais para o trabalho, como os de nativo digital e imigrante digital. Com foco no jogo Valiant Hearts: The Great War, o artigo busca compreender as possibilidades didáticas e suas relações com o ensino de História, além de sugerir possíveis usos do jogo como uma ferramenta auxiliar educacional.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.

Palavras-chave

Ensino, Ferramenta didática, Jogos eletrônicos, Valiant Hearts

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