• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Dissertações e Teses
  • PPGIELA - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos
  • IELA - Dissertação
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Dissertações e Teses
  • PPGIELA - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos
  • IELA - Dissertação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Hino do Rio Grande do Sul: Disputas pela Memória Social em prol da (Des)Construção da Branquitude

Thumbnail
View/Open
Hino do Rio Grande do Sul: Disputas pela Memória Social em prol da (Des)Construção da Branquitude (1.055Mb)
Date
2022
Author
Hendges, Laís Griebeler
Metadata
Show full item record
Abstract
Nesta pesquisa me propus pensar sobre narrativas de disputa pela memória social que corroboram com a (des)construção da branquitude no Rio Grande do Sul, a partir do Hino do Estado, do documentário “Manifesto Porongos” (RAFUAGI) (2016), de três entrevistas que realizei e do ato das/os vereadoras/es da primeira bancada negra de Porto Alegre à execução do Hino, na Câmara de Vereadores, na cerimônia de sua posse, em 01 de janeiro de 2021. As perguntas que me movem são: como e o que foi omitido e silenciado na história e na cultura sul-rio-grandense, que corrobora com a construção da branquitude (BENTO, 2002; SCHUCMAN, 2012) e a invisibilização da população negra? Que (des)construções discursivas (RESENDE, RAMALHO, 2006) estão presentes no Hino, no documentário, no ato das/os vereadoras/es e nas entrevistas? Quais construções de memória social (GONDAR, 2016) são pretendidas com essas narrativas? A metodologia que embasou a pesquisa é campo-tema (SPINK, 2003). Os conceitos chaves são branquitude e memória social. Essa pesquisa pode contribuir para repensarmos a história do Rio Grande do Sul e do Brasil, tendo em vista os debates sobre as desigualdades étnico-raciais e a educação para as relações étnico-raciais.
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/6541
Collections
  • IELA - Dissertação

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV