A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Da Silva, Nathan Heringer Conceição

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho fundamenta-se na necessidade de um debate ativo sobre as diferentes concepções de currículos, as diferentes organizações possíveis do mesmo, seus agentes influenciadores e suas consequências na formação de cidadãos e suas participações na sociedade, a partir disto a proposta aqui adotada é a da Pedagogia Histórico-crítica e sua contribuição para o debate. Essa pesquisa tem um caráter bibliográfico por se tratar de uma revisão sobre aquilo que já foi debatido em relação ao tema, também qualitativo pela análise dessas revisões. Por adotar a PHC como proposta diretriz do tema, este trabalho procura debater um currículo pensado por e para a classe trabalhadora onde os mesmos possam se tornar cidadãos críticos e serem membros ativos de uma sociedade democrática. Como base teórica para o trabalho estão presentes Dermeval Saviani, José Carlos Libâneo, João Luiz Gasparini, além de outros autores. O documento normativo da educação debatido neste trabalho é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Por fim, busca-se entender como a disciplina curricular “Geografia” está inserida nesses debates.

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.

Palavras-chave

Pedagogia histórico-crítica. Currículo. BNCC. Educação. Geografia.

Citação