Stella do Patrocínio: entre a Letra e a Negra Garganta de Carne

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Data

2022

Autores

Ramos, Sara Martins

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Resumo

Este trabalho procura falar sobre a construção discursiva feita a partir de Stella do Patrocínio. Adotando uma postura da encruzilhada, passo pelos fenômenos históricos e institucionais que atravessam sua trajetória, numa tentativa de começar a elaborar o que entendo por segredos, apagamentos e arbitrariedades em torno de uma suposta verdade narrativa veiculada a partir de Patrocínio, suas palavras, vida e morte. Neste cenário, parto tanto do processo de internação involuntária, a publicação de Reino dos Bichos e dos Animais é o meu nome, sua recepção e crítica, bem como da história da tradição cientifica brasileira para compreender de que modo tais elementos se imbricam em seu corpo negro e feminino. É também escuro que as dimensões éticas que atravessam a reclamação do passado e do presente por nós, mulheres negras, fará parte desta tentativa de contra-tema, no qual cabem filosofias negras, italianas, norte-americanas, pensadoras/os ativistas, latino-americanas, feministas, sabedorias de rua e de terreiro, musicalidades, mitologias, aforismos, dentre outros. O exercício que persigo passa, então, por recolocar o ouvido diante de Stella, e elaborar por que aposto na ideia de que os elementos supracitados e o próprio processo de internação se imbricam num estável relacionamento colonial e veiculador de uma narrativa de redoma, à prova de som. Recolocar o ouvido diante dela é um movimento, também, de busca por uma potência outra e, sobretudo, de levar em conta o seu discurso, a sua autonomia narrativa, sem a tutela da mediação institucional-literária. Um outro resultado e proposição deste trabalho de pesquisa, o que justifica seus dois formatos de arquivo diferentes (pdf e mp3), é a de ser instrumento para a publicação, pela primeira vez no meio digital, dos áudios que registram as falas de Stella do Patrocínio, gravados por Carla Guagliardi entre 1986 e 1988, durante as oficinas do Projeto de Livre Expressão Artística na Colônia Juliano Moreira. Esta publicação se justifica e se faz importante a fim de que a materialidade própria do Falatório, isto é, a voz de Stella do Patrocínio, acompanhada de uma transcrição integral, configurem-se não apenas como domínio público, mas também como acesso público.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada.

Palavras-chave

Stella do Patrocínio, Psiquiatria, Literatura, Raça, Voz, Poesia

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