• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Dissertações e Teses
  • PPGPPD - Programa de Pós-Graduação Políticas Públicas e Desenvolvimento
  • PPD - Dissertação
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Dissertações e Teses
  • PPGPPD - Programa de Pós-Graduação Políticas Públicas e Desenvolvimento
  • PPD - Dissertação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Percepções dos Alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Subsequente: uma Análise sobre a Qualidade com Vistas à Empregabilidade

Thumbnail
View/Open
Percepções dos Alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Subsequente: uma Análise sobre a Qualidade com Vistas à Empregabilidade (2.066Mb)
Ata de defesa (22.49Kb)
Date
2021
Author
Villasanti, Débora Ribas
Metadata
Show full item record
Abstract
A qualidade da Educação Profissional tem sido um tema muito discutido por vários autores renomados da literatura, pois, a partir da LDB 9.394/96, esta modalidade de educação passou a ser direcionada para o mercado de trabalho, adotando, por conseguinte, a Pedagogia das Competências como pedagogia de ensino. Essa formação é questionada por restringir-se a conhecimentos tácitos, não possibilitando ao indivíduo uma formação geral, o que impede de torná-lo independente. Dessa forma, o objetivo geral desta proposta de pesquisa foi analisar a Percepção dos alunos do Curso Técnico de Nível Médio na forma Subsequente do Colégio Estadual Ulysses Guimarães de Foz do Iguaçu sobre a qualidade da Educação Profissional com vistas à empregabilidade. A problemática desta pesquisa se delimitou no seguinte questionamento: Qual é o grau de satisfação dos alunos egressos dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Administração e Transações Imobiliária na forma Subsequente do Colégio Estadual Ulysses Guimarães de Foz do Iguaçu formados nos períodos de 2018 a 2020 sobre a qualidade da Educação Profissional Técnica (EPT) com vistas à empregabilidade? Os objetivos específicos adotados foram: a) Avaliar o nível de satisfação dos alunos do Curso Técnico de Nível Médio na forma Subsequente em relação à qualidade da Educação Profissional; b) Investigar se as expectativas dos alunos egressos do curso Técnico de Nível Médio na forma Subsequente em relação à Educação Profissional Técnica foram atendidas; e c) Reconhecer se as competências desenvolvidas nos cursos Técnicos de Nível Médio de forma Subsequente contribuíram com a empregabilidade dos alunos egressos com vistas ao emprego. A metodologia quanto aos fins foi uma pesquisa descritiva explicativa, quanto aos meios, bibliográfica e estudo de caso. Quanto à natureza, uma pesquisa qualitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado a partir da escala Likert. A partir da metodologia utilizada, foi possível reconhecer o grau de satisfação dos alunos que, em sua totalidade, manifestaram-se satisfeitos com a qualidade da Educação Profissional, com o atendimento de suas expectativas em relação às possibilidades de formação que a EP promoveu e com as competências desenvolvidas nos cursos técnicos com vistas à empregabilidade.
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/6402
Collections
  • PPD - Dissertação

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV