Aprender a Empreender: a Influência das Políticas Neoliberais na Educação Média no Paraguai
Carregando...
Data
2021
Autores
Neuberger, Eduarda Cristina Baldissera
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa pretendeu investigar as interferências do capitalismo neoliberal na educação média paraguaia, com foco na adoção do conceito de “aprender a empreender” como um pilar educacional no documento Actualización curricular del Bachillerato Científico de la Educación Media, elaborado pelo Ministerio de Educación y Cultura (MEC) em 2014. Para a leitura e análise de documentos curriculares foram utilizadas as orientações de Sonia Kramer (1997), e como base teórica sobre capitalismo e trabalho foram adotadas as colocações de Antunes (2013) e Lessa (2015) sobre estes temas. Foi concluído que tanto a reforma curricular da educação média, quanto a adoção do conceito de “aprender a empreender” estão diretamente relacionadas com a situação econômica e social que envolve os jovens paraguaios, as condições do mercado de trabalho, e a atual fase do capitalismo neoliberal. Entre as possíveis consequências destas ações estão a padronização do jovem, a perda do caráter crítico da educação e a instrumentalização pragmática dos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
Palavras-chave
educação média; Paraguai; currículo; aprender a empreender; juventude