Ensino de Filosofia na Infância: Relevância, Problemas e Desafios

Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Steinhorst, Kelly Karoline

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O objetivo do presente artigo é compreender e demonstrar a importância do ensino de filosofia para as crianças nos sistemas escolares, seus sentidos, significados e as contribuições para o sua formação integral, isto é, o desenvolvimento da cognição, da afetividade, da ética e da corporalidade. A metodologia escolhida para sua construção do texto foi pautada em uma revisão bibliográfica, nos cânones da análise qualitativa de documentos científicos. Com o objeto de esclarecer as contribuições da filosofia no ensino de crianças, o estilo de redação adotado é descritivo, reflexivo e crítico. Dentre os resultados obtidos, enfatiza-se que em seus primeiros anos de vida, as crianças são extremamente curiosas e, como a Filosofia precisa de espanto para que possa dar origem ao conhecimento, será através de conversas, compartilhamento de opiniões e ideias, sobre todas as coisas visíveis e invisíveis, mensuráveis e especulativas que fazem parte do cotidiano infantil que, gradativamente, o professor terá a oportunidade de discutir os inúmeros temas e conceitos filosóficos. Conclui-se que o ensino de Filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental é indispensável para que a Educação possa efetivamente alcançar o seu objetivo de formar cidadãos críticos, reflexivos e conscientes de seu papel na sociedade, ao mesmo tempo em que amplia sua qualidade. Portanto, seus conceitos deveriam ser abordados em todas as séries da educação básica e, não se ver diante da possibilidade de ser excluída da matriz curricular como propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensinar Filosofia para crianças implica em ir além da simples especulação, exige orientar o seu pensamento, de forma ética, crítica e reflexiva permitindo-lhes perceber o mundo à sua volta, os valores defendidos, o papel que exercem em sociedade, etc. Dentre os autores pesquisados, Lipman traz contribuições imensas ao mostrar que a Filosofia para crianças é uma necessidade, devido ao seu potencial de formar pessoas mais críticas que, por sua vez, podem melhorar a sociedade em que vivem. As crianças precisam aprender a filosofar, a pensar e expressar suas opiniões precocemente, sendo provocadas para que assumam uma postura ativa ao longo de sua escolarização. Para isso, é imprescindível que tenham a oportunidade de participar de aulas na quais o diálogo investigativo ou filosófico, seja uma prática comum que lhes auxilie a “pensar melhor”.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura.

Palavras-chave

Filosofia; Ensino de filosofia; Filosofia para crianças; BNCC.

Citação