Das Literaturas para a Sala: O Mundo de Rowling e o Ensino de História
Carregando...
Data
2021
Autores
Griesang, Guilherme
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A saga Harry Potter, escrita pela autora britânica J.K Rowling entre os anos de 1997 e 2007, alcançou larga abrangência no público juvenil. Além disso, essas obras apresentam uma ampla diversidade de elementos que podem ser interpretados como referências a fenômenos e eventos históricos. Por essas razões, essa literatura possui grande potencial para o ensino de história, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, direcionado para jovens e adolescentes. O objetivo deste artigo é, em um primeiro momento, pensar o uso deste material como fonte histórica e pedagógica. Em seguida, propor possibilidades de abordagem especificamente a partir do último livro da saga “Harry Potter e as relíquias da morte”, para a discussão de temas como o autoritarismo e a discriminação.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
Palavras-chave
Ensino de História, Harry Potter, Literatura ficcional