Diversidade e Estrutura Genéticas de Bryconamericus aff. Iheringii (Characiformes: Characidae) na Área de Influência do Reservatório da Itaipu

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-07-09

Autores

Oliveira, Vilmara de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A diversidade genética é necessária para que as populações evoluam e se adaptem às mudanças ambientais, e comumente, está distribuída em um padrão dentro e entre populações que é referido como estrutura genética. O isolamento e a existência de poucos caminhos migratórios entre águas doces implicam na estruturação genética, principalmente, para peixes que possuem baixa mobilidade. Peixes de pequeno porte (≤ 15 cm de comprimento), que habitam riachos, representam, no mínimo 50% de toda a ictiofauna sul-americana e apresentam um alto grau de endemismo, devido, em parte, à sua baixa capacidade de deslocamento. Neste contexto, o presente trabalho objetivou avaliar a diversidade e a estrutura genéticas do caracídeo Bryconamericus aff. iheringii na área de influência do reservatório da Itaipu Binacional. Para isto, foram analisados 47 espécimes, 23 coletados em riachos da margem direita (Paraguai) e 24 coletados em riachos da margem esquerda (Brasil) do reservatório da Itaipu. Para acessar sua diversidade genética, foi empregado o marcador molecular D-loop, sendo estimado o número de haplótipos, os índices de diversidade haplotípica e nucleotídica e o nível de estruturação entre as diferentes amostras. B. aff. iheringii apresentou níveis de diversidade genética dentro do padrão relatado para a espécie, com moderados (amostras do Paraguai) a altos (amostras do Brasil) níveis de diversidade, o que se deve, sobretudo, ao fato de que quase todos os riachos paraguaios analisados são de uma única microbacia, enquanto os riachos brasileiros são de quatro microbacias diferentes. As populações não parecem ter respondido a eventos drásticos recentes, pois mesmo as presentes em regiões sob a pressão de atividades agrícolas, mostram variações no DNA mitocondrial. Foram encontrados altos níveis de estruturação genética entre o conjunto de amostras paraguaio e brasileiro e entre as microbacias dentro de cada país, o que se deve, principalmente, aos processos de colonização destas drenagens, os quais possivelmente envolvem fundadores com diferentes linhagens haplotípicas. Além disso, parece plausível que o rio Paraná (reservatório da Itaipu) funciona como uma barreira ao fluxo gênico entre as diferentes margens e entre suas microbacias. Deste modo, a identificação de linhagens é de grande importância, pois a manutenção da diversidade genética de uma espécie depende de sua preservação. Considerando a importância de estudos genético-populacionais para a conservação de espécies, espera-se que este trabalho possa servir como base para futuros estudos mais amplos com peixes de riachos.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade.

Palavras-chave

genética de populações; diversidade genética; estrutura populacional; ictiofauna.

Citação