Internato em Urgência e Emergência do SUS: Relatos de vivências e aprendizado

Imagem de Miniatura

Data

2021-06-23

Autores

Sasso, Ana Beatriz Millan

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso destina-se a expor e discutir as experiências vividas nos estágios do Internato em Urgência e Emergência do SUS. Compartilhar e discutir experiências desses estágios como forma de aprimoramento do aprendizado obtido na prática e analisado à luz da literatura, bem como refletir sobre os impactos da pandemia da COVID-19 nos serviços de saúde, é necessário à formação acadêmica de um futuro profissional médico e necessário a todos trabalhadores dos serviços de saúde. Desta forma, este trabalho tem como objetivo expor as vivências do Internato em Urgência/Emergência do SUS no contexto da pandemia da COVID-19. Para desenvolver tal propósito, foi utilizado o Relatório de Internato de Urgência e Emergência do SUS, módulo cursado no quinto ano do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que passou-se no período de 23 de junho de 2020 a 03 de outubro de 2020 no município de Foz do Iguaçu/PR. Os estágios passaram-se nos cenários UPA João Samek, UPA Walter Cavalcanti Barbosa e nos seguintes cenários do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL): Plantão Telefônico do Coronavírus, Triagem Respiratória, Pronto Socorro Respiratório, UTDI (Unidade de Terapia de Doenças Infecciosas), Enfermaria COVID, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) COVID e Pronto Socorro Clínico. Nesse contexto, buscou-se abordar os temas mais relevantes para o cenário de urgência e emergência, como inicialmente o conhecimento básico da legislação da rede de U/E e alguns procedimentos essenciais no departamento de emergência. Além disso, foram apresentados casos clínicos das patologias mais prevalentes neste cenário, sobretudo casos clínicos de COVID-19, que apresentou a primeira alta da incidência no município de Foz do Iguaçu/PR no período do final do primeiro semestre de 2020. Os procedimentos e casos clínicos foram selecionados conforme julgamento particular da autora deste trabalho sobre prioridades de aprendizado, que compreenderam: técnicas de sequência rápida de intubação orotraqueal e casos clínicos de tromboembolismo pulmonar, pneumonia por COVID-19, acidente vascular encefálico isquêmico e abdome agudo inflamatório. Mediante os casos apresentados e as experiências vivenciadas no módulo, observou-se que o conhecimento teórico de uma patologia pautado em evidências científicas, raciocínio clínico coerente e vivência clínica são pré-requisitos essenciais a um profissional médico para a atuação em cenários de Urgência e Emergência.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Medicina. Orientação: Profa. Me. Flávia Julyana Pina Trench.

Palavras-chave

Internato. Medicina. Urgência. Emergência. COVID-19.

Citação

SASSO, Ana Beatriz Millan. Internato em Urgência e Emergência do SUS: Relatos de vivências e aprendizado. 2021. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021.

Coleções