A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença
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Data
2021-06-09
Autores
Ramos, Leni Rodrigues
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Resumo
Existem diversas formas de opressões como “o sexismo, o classismo, capitalismo,
xenofobia, bifobia, homofobia, a transfobia e as intolerâncias baseadas em crenças”, porém
nesse artigo aprofundarei principalmente os estudos das desigualdades de gênero e raça que
compõem um campo fértil para pensar a promoção de uma cultura de direitos humanos no
interior da escola básica, através do reconhecimento da alteridade e da diversidade. Nesse
sentido, a perspectiva da interseccionalidade contribui para esse reconhecimento na medida
em que entende as categorias mulher/homem, feminino/masculino de forma plural e não fixa.
Atualmente, muito se fala sobre as relações de gênero e raça em vários meios e
principalmente nos espaços educacionais, porém o assunto ainda é abordado de forma
evasiva, onde perguntas e respostas geralmente não são esclarecidas. A finalidade deste artigo
é levantar algumas reflexões sobre a temática gênero e raça envolventes na comunidade
educacional; de que forma essa comunidade vem lidando com tais questões. No ambiente
educacional é corriqueiro depararmos com grupos de alunos praticando a violência que pode
ser entendida como ações de agressão física, psicológica e social que são justificadas por
relações desiguais de poder evidenciando-se o machismo, homofobia, bullying e racismo. Os
problemas que ocorrem e que são vivenciados nos espaços educacionais envolvendo as
questões de gênero, raça e as desigualdades, é um indicativo que nos leva a refletir do quão é
necessário investir na construção de parâmetros éticos. Uma ética pautada pela noção de
justiça social e que norteie tanto as relações sociais quanto a prática pedagógica.
Abstract
Descrição
Artigo apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Gênero e Diversidade na Educação.
Palavras-chave
Gênero, Raça, Interseccionalidade, Espaços Educacionais