Processo de Integração dos Haitianos no mercado de trabalho no Oeste do Paraná: Um estudo de caso na Frimesa Cooperativa Central

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-05-12

Autores

Wagner, Keit Viviane de Souza Tessari

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Keit Viviane de Souza Tessari Wagner

Resumo

A pesquisa teve como objetivo central analisar o processo de integração laboral dos haitianos no mercado de trabalho. Tendo como estudo empírico um estudo de caso na Cooperativa Central da Frimesa, localizada no Oeste do Paraná a qual tem como atividade o agronegócio. A hipótese apresentada foi de que as legislações federal e estadual foram essenciais para a incorporação dos imigrantes haitianos no mercado de trabalho na cidade de Medianeira. A principal estratégia metodológica utilizada foi a análise das legislações federais e estaduais quanto à migração e trabalho. Além da análise das legislações, houve ainda aplicação de entrevistas semiestruturadas a: trabalhadores haitianos que laboram na referida cooperativa, um gestor da cooperativa e a Secretaria de Assistência Social do Município de Medianeira/PR. Foi possível observar a compreensão dos movimentos migratórios, aqui no caso, de haitianos para o oeste paranaense, além da inserção dos mesmos no mercado de trabalho local. As redes sociais de parentesco, amizade e conterraneidade são fundamentais para o sucesso do “empreendimento”. Em muitos casos, mesmo não havendo parentesco ou amizade, há uma ajuda mútua entre os conterrâneos haitianos. Um haitiano ajuda o outro. As redes se constituem e se expandem continuamente. Observou-se ainda que existe a integração laboral, e que os principais fatores responsáveis por esta integração são: as redes sociais criadas por amigos, familiares e outros haitianos os quais colaboram para que o imigrante recém chegado possa entrar no mercado de trabalho, o próprio município que também auxiliar estes imigrantes a se colocarem no mercado de trabalho, e os ajuda a manterem algumas das suas necessidades básicas até que sejam empregados e recebam seus salários, e também, a legislação trabalhista a qual veda a distinção entre brasileiros e estrangeiros, no meio ambiente de trabalho, a princípio, observou-se que a cooperativa cumpre com esta legislação. No entanto, não se pode afirmar que o conceito de trabalho decente seja totalmente aplicado, uma vez que por conta da pandemia causada pela covid 19 não foi possível realizar a segunda etapa das entrevistas. É possível afirmar também que, há um déficit de políticas públicas específicas para imigrantes nas três esferas, com intuito de promoção de integração entre os entes da federação a fim de atender melhor o imigrante que aqui chega.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Palavras-chave

Imigrantes haitianos. Integração laboral. FRIMESA. Legislação

Citação