El Malo de Willie Colón: Trânsitos Migratórios e o Cenário Sociomusical Latino-Caribenho em Nova Iorque nas Décadas de 1950-60

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-02-08

Autores

Souza, João Pedro Marcelino Camilo de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

No período pós-2ª guerra, houve uma grande onda emigratória de caribenhos para os Estados Unidos até meados da década de 1960. Esses imigrantes formaram comunidades nas periferias das grandes cidades estadunidenses. Nesse contexto, houveram diversas produções musicais que refletem a elevada hibridização cultural presente neste cenário e evidenciam muitos dos processos sociohistóricos vivenciados por esses imigrantes. Nesta pesquisa, aprofundamos em casos específicos para otimizar a análise de toda essa conjuntura. Em um primeiro momento, o foco está na migração porto-riquenha para Nova Iorque e a relação entre esses dois países. Posteriormente, se analisa o cenário musical caribenho-novaiorquino nas décadas de 50 e 60, principalmente através de uma profunda análise do álbum El Malo do trombonista e compositor Willie Colón. Além de nos auxiliar na compreensão do processo de mesclas culturais e impactos sociais da migração, a análise do álbum também se insere no contexto de surgimento do gênero musical Salsa que se tornou um fenômeno mundial após os anos 70.

Abstract

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.

Palavras-chave

Migração. Música. Caribe. Porto Rico. Nova Iorque. Willie Colón.

Citação