• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
  • PPGIELA - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos
  • IELA - Dissertação
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
  • PPGIELA - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos
  • IELA - Dissertação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

(Re)construir-se na Fronteira: Perspectiva Intercultural no Ensino de Espanhol em Foz do Iguaçu

Thumbnail
View/Open
(Re)construir-se na Fronteira: Perspectiva Intercultural no Ensino de Espanhol em Foz do Iguaçu (2.554Mb)
Ata de defesa (119.4Kb)
Date
2020-12-16
Author
Suficiel, Ana Luiza
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar os processos pelos quais é (re)construído o habitar na fronteira de estudantes de uma escola municipal de Foz do Iguaçu - PR, que em 2018 recebeu docentes da Argentina para realizar atividades em espanhol pelo programa de educação intercultural de fronteira. A perspectiva intercultural no âmbito da educação e do ensino-aprendizagem de línguas adicionais propõe não só um intercâmbio de culturas e línguas, mas também criar condições para trabalhar as relações numa sociedade que já é multicultural, haja vista as diversas significações dadas ao território pelos sujeitos que ali habitam. Ambas as etapas da pesquisa, que se dividiu entre qualitativa e quantitativa, proporcionaram o acesso ao ponto de vista dos estudantes, objeto principal de análise deste estudo. Esta pesquisa sustenta a hipótese de que processo de (re)construção desses estudantes, como sujeitos fronteiriços, se distancia do conceito de interculturalidade crítica, o qual Catherine Walsh (2010) e Fidel Tubino (2005) definem como um paradigma que visa mover, através da educação, estruturas sociais hierarquizadas e seu caráter homogeneizante. Para tal, o trabalho de campo foi pensado e fundamentado pelo método etnográfico, a partir do qual foram feitas as observações das atividades em sala de aula e a aplicação de questionário aos alunos para levantamento de dados sociolinguísticos, cujos resultados mostram vários fatores que confirmam a hipótese inicial, dentre eles a instabilidade política a qual está submetida a implementação e funcionamento da política educativa pensada para a fronteira, e a manutenção das estruturas sociais (que reproduzem racismo e xenofobia) da sociedade globalizada.
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/6000
Collections
  • IELA - Dissertação

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV