A Situação do Câncer de Pele em Missal, PR: Investigação de Mutações no Gene CDKN2A Relacionado ao Melanoma na População
Carregando...
Data
2020-11-01
Autores
Lee, Christopher
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Christopher Lee
Resumo
Durante as últimas décadas, o município de Missal, localizado no oeste paranaense, apresentou um grande aumento na incidência de câncer na população e dados de 2016 demonstraram que o câncer é a segunda maior causa de óbito da região. O câncer de pele é um dos mais prevalentes no município e representa 30% de todos os tumores malignos do Brasil. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi compreender os fatores relacionados aos cânceres de pele em Missal, especialmente o melanoma, e investigar alterações em genes CDKN2A, CDK4 e MITF relacionados ao melanoma hereditário em moradores do município. A prevalência do melanoma é de 0.08%, sendo 0.03% do sexo masculino e 0.05% do sexo feminino. A ocorrência é de 84/100mil habitantes, sendo 27/100mil habitantes do sexo masculino e 57/100mil habitantes do sexo feminino. Ainda, 11% dos portadores de melanoma de Missal possui pelo menos um critério clínico para melanoma hereditário. Com relação ao câncer de pele não melanoma, a sua ocorrência é de 1.708/100mil habitantes, sendo 897/100mil habitantes do sexo masculino e 811/100mil habitantes do sexo feminino. Foi observado através do sequenciamento de DNA do gene CDKN2A apenas um SNP em um indivíduo portador de melanoma, sendo este uma substituição de uma guanina por uma adenina na posição 436 (c.436G>A) o qual afeta o éxon 3 do gene CDKN2A resultando em p.Asp146Asn. Sobre os resultados moleculares do MLPA foram verificados alterações nos genes CDKN2A, CDK4, MLLT3, MIR3 e MTAP. Ainda, as análises estatísticas relacionadas ao MLPA demonstraram que as variáveis analisadas contribuíram com menos de 10% cada uma para o surgimento do melanoma na população, o que evidencia o caráter multifatorial desta patologia e indica que os hábitos de vida estão intimamente ligados ao surgimento desta patologia nesta população, tais como a exposição contínua ou intermitente ao sol, a não utilização de fotoprotetores e os padrões alimentares.
Abstract
Descrição
Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduaçãoem Biociências, do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ciências, área de concentração Biociências.
Palavras-chave
Epidemiologia, Neoplasia, tumor maligno, Incidência oncológica, MLPA
Citação
Lee, C.W.