Formação de Professores de Geografia no Ensino a Distância no Brasil: Investigação sobre Oferta, Demanda e Desafios

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Data

2019-12-09

Autores

Alcolea Cruz, Fernando

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Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar, investigar e localizar a oferta, a demanda e as condições que configuram a formação de professores de Geografia no Brasil, com especial atenção àqueles graduados na modalidade Ensino a Distância (EAD). Se pretende, também, averiguar se as localidades carentes desse profissional concentram, por sua vez, maior número de postulantes à essa graduação e qual o impacto das novas políticas educacionais, em face da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na absorção desse potencial contingente de trabalhadores. Finalmente serão discutidas as condições de formação desse profissional, uma vez que o ambiente virtual de estudos, tal como proposto, pode não contemplar, grande medida, a vivência necessária e saudável do cotidiano em sala de aula, peça fundamental para a formação do docente, seja nos processos de ensino-aprendizagem, seja na construção de um “eu educador” consciente da sua própria atuação e seu impacto, não somente em sala de aula, mas no mundo do alunos e suas famílias, na escola e na comunidade.

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.

Palavras-chave

Ambiente escolar, Educação a distância, Formação de professores, Geografia, Vivência escolar

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