Formação de Professores de Geografia no Ensino a Distância no Brasil: Investigação sobre Oferta, Demanda e Desafios
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Data
2019-12-09
Autores
Alcolea Cruz, Fernando
Título da Revista
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar, investigar e localizar a oferta, a demanda e as
condições que configuram a formação de professores de Geografia no Brasil, com
especial atenção àqueles graduados na modalidade Ensino a Distância (EAD). Se
pretende, também, averiguar se as localidades carentes desse profissional concentram,
por sua vez, maior número de postulantes à essa graduação e qual o impacto das novas
políticas educacionais, em face da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na
absorção desse potencial contingente de trabalhadores. Finalmente serão discutidas as
condições de formação desse profissional, uma vez que o ambiente virtual de estudos, tal
como proposto, pode não contemplar, grande medida, a vivência necessária e saudável
do cotidiano em sala de aula, peça fundamental para a formação do docente, seja nos
processos de ensino-aprendizagem, seja na construção de um “eu educador” consciente
da sua própria atuação e seu impacto, não somente em sala de aula, mas no mundo do
alunos e suas famílias, na escola e na comunidade.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
Palavras-chave
Ambiente escolar, Educação a distância, Formação de professores, Geografia, Vivência escolar