Componentes Curriculares e a Formação Pedagógica em Curso de Geografia Grau Licenciatura: o Caso da Unila e Universidades dos demais Países Latino-Americanos
Carregando...
Data
2019
Autores
Silva, Nathan
Menegol, Adriana
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Ao tratar da discussão sobre currículo e componentes curriculares, é importante
ter em mente que são produzidos em um determinado tempo e espaço, refletindo assim
desejos e ideias de grupos que compõem a sociedade para o qual o currículo escolar ou
do ensino superior foi pensado, portanto não é neutro. Apple (1994, p. 59), reforça o
caráter de não neutralidade do currículo ao afirmar que o mesmo é seletivo, é “[...]
resultado da seleção de alguém, da visão de algum grupo acerca do que seja conhecimento
legítimo. É produto de tensões, conflitos e concessões culturais, políticas e econômicas
que organizam e desorganizam um povo”.
Na América Latina, segundo Kalmus e Souza (2016, p. 56), a partir da década de
1990, é possível verificar sinais de reformas educacionais dessa natureza que visavam
atender “[...] à demanda não apenas da expansão do ensino, mas também da adequação
da educação pública às mudanças da lógica de regulação capitalista, dado o diagnóstico
da ‘ineficácia do sistema’”. Para os autores, essa necessidade de expansão do ensino e o
discurso de ineficácia do ensino nesses países, em particular do ensino básico, resultaram
no transcorrer da década de 1990 em reformas educacionais que em tese, atenderiam a
demanda de qualidade e equidade na educação básica mas que também pregavam a
urgência de inovação nos estabelecimentos de ensino bem como a inserção de ideias como
competência, efetividade e descentralização para o campo das políticas públicas de
educação.
A partir dos anos 2000 segundo Kalmus e Souza (2016), tem-se verificado outro
momento de reformas educacionais no ensino básico e superior em diversos países
latinos, que tem se concretizado a partir de novas legislações. E dentre os aspectos
privilegiados por essas reformas e legislações que norteiam a formação no âmbito do
ensino superior, chama-se a atenção para o currículo dos cursos voltados para a formação
inicial de professores nos cursos de licenciatura, produtos de um dado contexto
socioespacial, histórico e político de cada país latino.
Objetivou-se com esse projeto de extensão identificar quais os componentes
curriculares voltados para a formação docente do curso de Geografia, grau Licenciatura,
da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e aqueles presentes
em cursos de Geografia grau licenciatura de universidades públicas dos demais países
Latino-americanos.
Essa pesquisa justifica-se pelo fato da mesma contribuir para o debate acerca dos
avanços necessários no tocante a organização curricular dos cursos de licenciatura em
Geografia.
Abstract
Descrição
Relatório Final de Bolsista apresentado para atender requisito do Edital 01/2018 PROINT-IMEA-PROGRAD.
Palavras-chave
Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA)