Análise sobre grades curriculares de cursos de música na América Latina e Caribe,
Carregando...
Data
2019
Autores
SOUZA, CLARISSA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este relatório expõe as conclusões de uma análise sobre grades curriculares de cursos de
música na América Latina e Caribe, realizada em busca de encontrar similaridades ou
disparidades significativas entre os cursos, partindo de um pensamento crítico e reflexivo
sobre a colonialidade a qual a academia musical está inserida. Para a análise, criou-se uma
tabela especificando as universidades utilizadas, seu cursos e ênfases. Após um comparativo
e leitura das ementas, foi utilizado material bibliográfico com bases em colonialidade e
decolonialidade com finalidade de enfatizar o contexto da academia musical e criar uma
perspectiva, tal como propostas de mudança dentro do próprio curso de Música da Unila,
dando espaço a discussão sobre disciplinas musicais com conceitos sobre América Latina,
integração e decolonialidade.
Por fim, como resultado da pesquisa, foi realizado um artigo sobre a temática, e pretende-se
compartilhar a pesquisa com a docência e discência do curso de música da Unila.
Abstract
Descrição
Relatório Final de Bolsista apresentado para atender requisito do Edital 01/2018 PROINT-IMEA-PROGRAD.
Palavras-chave
Academia musical; grades curriculares; colonialidade