• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Produção Científica
  • PC - Artigos de Periódicos
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Produção Científica
  • PC - Artigos de Periódicos
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Cadeira para Sala de Jantar: uma Narrativa Histórica do Ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT

Thumbnail
View/Open
Cadeira para Sala de Jantar: uma Narrativa Histórica do Ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT (550.5Kb)
Date
2019-10-02
Author
Moura, Elmha Coelho Martins
Metadata
Show full item record
Abstract
O propósito deste artigo é apresentar uma História do ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá. Essa Escola ofereceu o ensino industrial básico, que vigorou na capital mato-grossense no período de 1942 a 1968. Para exemplificar a importância desse ensino de Matemática, foi analisado um projeto de desenho de uma cadeira para sala de jantar, pertencente a disciplina Prática de Oficina do curso de Marcenaria. Para projetar a cadeira era necessário o domínio dos conteúdos de Matemática, Desenho, Marcenaria e da técnica. Utilizou-se como fonte de pesquisa: documentos do arquivo escolar da EIC; a coleção “Matemática” de Ary Quintella e o “Manual do Marceneiro” de Herman Hjorth. A análise foi desenvolvida de forma a detectar, pontos comuns, nos programas das disciplinas, nos conteúdos dos livros didáticos e no Manual do Marceneiro.
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/5911
Collections
  • PC - Artigos de Periódicos

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV