A representação da deficiência em narrativas ficcionais: um estudo comparado sobre as diferenças na literatura

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Data

2020-02-18

Autores

Bogoni, Rosangela Marcilio

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Resumo

As obras literárias que trazem em seus enredos personagens com deficiência são um excelente meio para compreender o imaginário da deficiência na nossa sociedade, como também, por vezes, possibilidade para desautomatizar nossas percepções sobre a deficiência. Este estudo analisou as representações da deficiência na literatura, a partir de uma perspectiva comparatista, relacionando tais representações com os imaginários sociais das Pessoas com Deficiência (PcD). Apontamos, neste trabalho, três modalidades (eixos) centrais dessas representações: a) A primeira associa a deficiência às representações negativas dos personagens; b) A segunda, ao contrário, vincula a deficiência às representações positivas dos personagens; c) Na terceira, a deficiência é apartada de valoração inerente, isto é, a deficiência não é um subterfúgio para a representação positiva ou negativa dos personagens e o caráter dos personagens é definido pelo conjunto das ações que desenvolvem no enredo. Para este estudo, na primeira modalidade, selecionamos, como objetos de investigação, os contos “O filho” e “Conto de Amor”, da obra Amálgama (2013), de Rubem Fonseca. Na segunda modalidade, escolhemos as obras O muro (2003), de Júlio Émilio Braz, e Nós, os cegos, enxergamos longe (2005), de Franz-Joseph Huainigg. Na terceira e última modalidade, a obra analisada foi Ensaio sobre a cegueira (1995), de José Saramago. Para fundamentar teoricamente as análises, pautamo-nos em aportes teóricos que abordam a história da deficiência, tais como Silva (1986), Bianchetti (1998) e Lobo (2015); e em aportes teóricos da literatura comparada, como Coutinho (2010), Carvalhal (2006) e Compagnon (2010).
La literatura ficticia que contempla a los personaje con discapacidad, constituye una forma de acceso privilegiado a la imaginación de los lectores, permitiendo el enriquecimiento de las narraciones a través de la multiplicidad de lecturas posibles, que desautomatizan las percepciones que tenemos sobre la discapacidad. En este sentido, este estudio tiene como objetivo comprender las asimetrías sociales relacionadas con la discapacidad, así como investigar, a partir de un análisis comparativo, las representaciones de la discapacidad y las personas con discapacidad (PcD) en diferentes obras literarias. En este trabajo, señalamos tres modalidades centrales (ejes) de estas representaciones: a) La primera asocia la discapacidad con las representaciones negativas de los personajes; b) El segundo, por el contrario, vincula la discapacidad a las representaciones positivas del personaje; c) En el tercero, la discapacidad se separa de la valoración inherente, es decir, la discapacidad no es un subterfugio para la representación positiva o negativa de los personajes, y el carácter de los personajes se define por el conjunto de acciones. Para este estudio, seleccionamos como objeto de investigación en la primera modalidad, los cuentos “O filho” y “Conto de Amor” de Rubem Fonseca, da obra Amálgama (2013). En cuanto a la segunda modalidad, las obras, El muro (2003) de Júlio Émilio Braz y Nós, o cegos, vemos lejos (2005) de Franz-Joseph Huainigg. En la tercera y última modalidad, el análisis será sobre el trabajo Ensayo sobre la cegueira (1995) de José Saramago. Para basar teóricamente los análisis, nos guiamos por contribuciones teóricas que abordan la historia de la discapacidad, como Silva (1986), Bianchetti (1998) y Lobo (2015). También en trabajos que abordan literatura comparada, como Coutinho (2010), Carvalhal (2006) y Compagnon (2010)
The fictional literature which contains character with disabilities constitute a favored gateway to the readers’ imagination, making possible the enrichment of narratives through the multiplicity of possible readings which turn non automate the perceptionspeople have about disability. This way, this research aims to comprehend the social asymmetries related to disability as well as to investigate, through a compared analysis, the disability and the People with Disabilities representations in different literary works. In this research are shown three central modalities (axis) of these negative representations of the characters: a) The first one associates the disability with the negative representations of the characters; b) The second one, on the other hand, associates the disability with the positive representations of the character; c) On the third one, the disability is separated of inherent valuation, namely the disability is not a subterfuge to the positive or negative representation of the characters, and the profile of the characters is defined by the whole of their actions. For this study, were selected as investigation goals in first modality, the tales “The Son and “Tale of Love” from the Amálgama (2013), by Rubem Fonseca. About the second modality, the works, “The Wall” (2003), by Júlio Émilio Braz and “We, the blind, can see far” (2005), by Franz-Joseph Huainigg, In the third and last modality, the analysis is about the work “Essay on Blindness” (1995), by José Saramago.To theoretically base the analysis, the research was guided by the theoretical inputs that address the disability history as Silva (1986), Bianchetti (1998) and Lobo (2015) and that address the comparative literature as Coutinho (2010), Carvalhal (2006) and Compagnon (2010).

Abstract

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Antônio Rediver Guizzo

Palavras-chave

Literatura comparada, Pessoas com deficiência, Personagens - literatura

Citação

BOGONI, Rosangela Marcilio. A representação da deficiência em narrativas ficcionais: um estudo comparado sobre as diferenças na literatura. 2020. 103 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada ) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2020.