Levantamento de documentação sobre o uso de filmes no ensino de História na América Latina
Arquivos
Data
2019
Autores
Butzen, Gabriel Antonio
Souza, Eder Cristiano de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Revista Brasileira de Iniciação Científica
Resumo
O artigo propõe um levantamento bibliográfico sobre a temática do filme no ensino de História na
América Latina. Em um primeiro momento da investigação, foram levantados 51 textos que tratavam do assunto.
Após o fichamento os textos foram tipificados em três tipos conforme seu perfil de estudo: 1.Investigativos;
2.Mistos; 3.Prescritivos. Em um segundo momento, os textos também foram tipificados conforme o tipo de
aprendizagem histórica expressavam, sendo elas: 1.Tradicional; 2.Operacional; 3.Narrativa. Por fim, construiu-se
um acervo digital que permite a consulta dos trabalhos para novos estudos.
The article proposes a bibliographical gathering about the film in the teaching of History in Latin America. In a first moment of the investigation, 51 texts that dealt with the theme was gathered. After the annotations of the texts were typified in three types according to its study profile: 1.Investigative; 2.Mixed; 3.Prescriptive. In a second moment, the texts were also typified as the type of historical learning adopted by their authors, being them: 1.Traditional; 2.Operational; 3.Narrativist. Finally, a acquis was built with the works.
El presente artículo propone um levantamiento bibliografico sobre la ensenãnza de historia y cine en Latino America. En un primer momento de la investigación, fue levantado 51 textos que trataban sobre el tema. Después del fichamento los textos fueron tipificados en tres tipos de acuerdo con su perfil de estudio su:1.Investigativos; 2.Mixtos; 3.Prescriptivos. En un segundo momento, los textos también fueran tipificado conforme el tipo de aprendizaje histórica asumido por sus escritores, siendo ellos:1.Tradicional;2.Operacional;3.Narrativos. Por fin, se construyó un acervo con los trabajos.
The article proposes a bibliographical gathering about the film in the teaching of History in Latin America. In a first moment of the investigation, 51 texts that dealt with the theme was gathered. After the annotations of the texts were typified in three types according to its study profile: 1.Investigative; 2.Mixed; 3.Prescriptive. In a second moment, the texts were also typified as the type of historical learning adopted by their authors, being them: 1.Traditional; 2.Operational; 3.Narrativist. Finally, a acquis was built with the works.
El presente artículo propone um levantamiento bibliografico sobre la ensenãnza de historia y cine en Latino America. En un primer momento de la investigación, fue levantado 51 textos que trataban sobre el tema. Después del fichamento los textos fueron tipificados en tres tipos de acuerdo con su perfil de estudio su:1.Investigativos; 2.Mixtos; 3.Prescriptivos. En un segundo momento, los textos también fueran tipificado conforme el tipo de aprendizaje histórica asumido por sus escritores, siendo ellos:1.Tradicional;2.Operacional;3.Narrativos. Por fin, se construyó un acervo con los trabajos.
Abstract
Descrição
Eis que esta edição renova a parceria pedagógico-científica, estabelecida no
ano de 2018 com a, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA),
representada pelo professor Rodrigo Cantu, presidente do Comitê Local de Iniciação
Científica da UNILA.
Aqui, apresentamos o fruto dessa parceria, para publicação de uma edição
especial contendo trabalhos apresentados no VII Encontro de Iniciação Científica e III
Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI) em 2018.
Palavras-chave
Filmes, Ensino de História, Levantamento Bibliográfico
Citação
BUTZEN, Gabriel Antonio; SOUZA, Eder Cristiano de. Levantamento de documentação sobre o uso de filmes no ensino de História na América Latina. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC), Itapetininga, v. 6, n.4, p. 83-101, 2019. Edição Especial Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Disponível em <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1541>.