Vivendo livros Latino-Americanos na Tríplice Fronteira: recoleta e anlises dos dados na pesquisa-ação nas Bibliotecas Escolares nas Zonas Rurais
Carregando...
Arquivos
Data
2018
Autores
Ahumada, Tatiana Vega
Cortez, Mariana
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Revista Brasileira de Iniciação Científica
Resumo
Este artigo apresenta e discute os relatos da prática docente de dois professores sobre as abordagens de
leitura literária na Escola San Agustín em Ciudad del Este, Paraguai. Foram realizadas entrevistas, observações do
espaço da biblioteca para compará-las com o plano de ensino e o Plano Nacional de Leitura. É enfatizado que os
professores assimilam livros didáticos como livros de literatura e não se dedicam a encorajar a leitura literária
como espaço de prazer.
This article presents and discusses two teachers’ teaching practice stories regarding approaches to literary reading at San Agustin School in Ciudad del Este, Paraguay. Interviews were carried out also, library space observations to compare them with teaching plan and the National Reading Plan. It is emphasized that teachers assimilate textbooks as literature books and teachers do not dedicate themselves to encouraging literary reading as a space of pleasure.
Este articulo presenta y discute las narraciones de la practica docente de dos profesores acerca de los abordajes hacia la lectura literaria en la escuela San Agustín en Ciudad del Este, Paraguay. Fueron realizadas entrevistas, observaciones del espacio bibliotecario para ser comparadas con los planes de enseñanza y el Plan Nacional de Lectura. Se enfatiza que los profesores asimilan los libros didácticos como libros de literatura y estos no se sienten capaces de enfrentarse a la lectura literaria como espacio de placer.
This article presents and discusses two teachers’ teaching practice stories regarding approaches to literary reading at San Agustin School in Ciudad del Este, Paraguay. Interviews were carried out also, library space observations to compare them with teaching plan and the National Reading Plan. It is emphasized that teachers assimilate textbooks as literature books and teachers do not dedicate themselves to encouraging literary reading as a space of pleasure.
Este articulo presenta y discute las narraciones de la practica docente de dos profesores acerca de los abordajes hacia la lectura literaria en la escuela San Agustín en Ciudad del Este, Paraguay. Fueron realizadas entrevistas, observaciones del espacio bibliotecario para ser comparadas con los planes de enseñanza y el Plan Nacional de Lectura. Se enfatiza que los profesores asimilan los libros didácticos como libros de literatura y estos no se sienten capaces de enfrentarse a la lectura literaria como espacio de placer.
Abstract
Descrição
Este número da Revista Brasileira de Iniciação Científica publica os artigos com os resultados das pesquisas de Iniciação Científica 2016/17 da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A UNILA é uma das novas universidades federais brasileiras, iniciando suas atividades em 2010. Já em 2011, começa a funcionar seu Programa de Iniciação Científica (IC). A IC é uma das prioridades da política de pesquisa da UNILA. Seu aporte em bolsas de IC é superior ao de fontes externas como CNPq e Fundação Araucária. Em seus seis anos de existência, o Programa de IC tem promovido a difusão da cultura científica entre os estudantes, contribuído com sua formação e os estimulado ao ingresso na pós-graduação.
Palavras-chave
Biblioteca escolar, Educação - Treinamento de leitores, Educação - Prática docente
Citação
AHUMADA, Tatiana Vega; CORTEZ, Mariana. Vivendo livros Latino-Americanos na Tríplice Fronteira: recoleta e anlises dos dados na pesquisa-ação nas Bibliotecas Escolares nas Zonas Rurais. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC), Itapetininga, v. 5, n.2, p. 257-272, 2018. Edição Especial Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Disponível em <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1217>.