Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções
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Data
2019-01-08
Autores
Ferreira, Laura Márcia Luiza
Título da Revista
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Editor
Fólio – Revista de Letras
Resumo
A avaliação em línguas é indissociável do ensino. A constante expansão dos exames de
larga escala gera informações sobre avaliação que podem ser apropriadas por professores de línguas
para potencializar sua prática docente. Neste texto, discuto a noção de letramento em avaliação de
línguas, bem como os conceitos-chave validade e confiabilidade. Em seguida, apresento um proto-
colo de refino de correção e argumento como esta prática pode desenvolver a conhecimento por
parte dos avaliadores sobre seu comportamento de atribuição de notas às respostas abertas, uma vez
que a partir a análise das notas e o refino das correções podem ser uma grande oportunidade para
tomada de consciência dos avaliadores sobre suas crenças, seus preconceitos, seus conceitos de en-
sino-aprendizagem de língua, dentre outros, que são mobilizados no momento de atribuição de notas.
Language assessment and teaching are inseparable. The intense demand for large scale language exams results in more information about language assessment. Language teachers should use these information to improve their practice in classroom. In this article, I discuss key concepts such as language assessement literacy, validity and confiability. Then, I discuss how a calibration pro-tocol to score studentswork can develop raters awareness of their behavior while assigning scores. I argue that this very simple activity can be used to improveteacher’slanguage assessement literacy since rating activities involves beliefs, prejudices, language teaching constructs and so on.
Language assessment and teaching are inseparable. The intense demand for large scale language exams results in more information about language assessment. Language teachers should use these information to improve their practice in classroom. In this article, I discuss key concepts such as language assessement literacy, validity and confiability. Then, I discuss how a calibration pro-tocol to score studentswork can develop raters awareness of their behavior while assigning scores. I argue that this very simple activity can be used to improveteacher’slanguage assessement literacy since rating activities involves beliefs, prejudices, language teaching constructs and so on.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Avaliação de línguas, Formação de professores, Letramento em avaliação de línguas, Validade
Citação
FERREIRA, Laura Márcia Luiza. Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções. Fólio – Revista de Letras Vitória da Conquista v. 11, n. 1. jan./jun. 2019, p. 609-623