O Homo Sacer nas obras Sinfonia em branco (2001) e Lavoura arcaica (1975): as representações da (in)visibilidade e do silenciamento social do gênero feminino

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2020-02-28

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Marcela Fonseca Ferreira

Resumo

A obra Sinfonia em branco (2001), da autora contemporânea Adriana Lisboa, centra- se na representação da violência sexual sofrida por Clarice e agenciada pelo próprio pai, além das consequências sociais e psicológicas sobre a vida dela e de sua irmã Maria Inês. Já no romance Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar, narra-se a história de André, um jovem do meio rural arcaico que abandona a família para morar na cidade, fugindo da vida da lavoura, da rigidez moral do seu pai e da sua paixão incestuosa pela sua irmã, que é morta pelo pai. Neste trabalho, pretendemos analisar a violência que as personagens secundárias das obras sofrem: o estupro e assassinato da personagem Lina – menina-moça negra, que pertence a uma classe social desprivilegiada – e a violência que Ana sofre durante a narrativa até a sua morte. O apagamento dessas violências apresentado nos romances, tanto pelas vozes discursivas dos personagens quanto pela voz do narrador, levou-nos a engendrar uma análise da representação social e estética das personagens à luz do conceito de Homo Sacer, cunhado por Giorgio Agamben. O filósofo italiano apresenta uma discussão sobre a constituição de posições secundárias do plano social sob uma estrutura dupla: abandono e bando. Esse conceito híbrido, cujo cerne se configura a partir da paradoxal inclusão exclusiva de alguns indivíduos em uma ordem político- jurídica, permitiu-nos entrever nas obras de Adriana Lisboa e de Raduan Nassar a dialética entre pertencimento e exclusão performada nos romances.
En la obra Sinfonia em branco (2001), el autor contemporáneo Adriana Lisboa, se centra en la representación de la violencia sexual sufrida por Clarice y la mediación de su padre, así como el impacto social y psicológico en la vida de ella y su hermana María Inés. En la novela Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar, narra la historia de Andrés, un joven del medio rural arcaico que abandona a la familia para vivir en la ciudad, huyendo de la vida de la labranza, de la rigidez moral de su padre y de su pasión incestuosa por su hermana Ana, que es muerta por su padre. Sin embargo, en este trabajo, pretendemos analizar la de violencia contra la mujer a partir de los personajes secundarios de las obras, la violación y asesinato del personaje Lina niña muchacha negra que pertenece a una clase social desvalida y la violencia que Ana sufre durante toda narrativa hasta su muerte. El borrado de estas violencias presentadas en las novelas, tanto por las voces discursivas de los personajes como por la voz del narrador, nos llevó a engendrar un análisis de la representación social y estética de los personajes a la luz del concepto de Homo Sacer, acuñado por Giorgio Agamben. El filósofo italiano presenta una discusión sobre la constitución de posiciones secundarias del plano social bajo una estructura doble: abandono y bando. Este concepto híbrido, cuyo núcleo está configurado a partir de la inclusión exclusiva paradójica de algunos individuos en un orden político y jurídico, nos ha permitido vislumbrar, en las obras de Adriana Lisboa y Raduan Nassar, la dialéctica entre la pertenencia y la exclusión del realizado en las novelas.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à elaboração da dissertação do Mestrado em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Antonio Rediver Guizzo

Palavras-chave

Literatura brasileira - História e crítica, Sinfonia em branco (2001) - romance, Lavoura Arcaica (1975) - romance, Mulheres na literatura

Citação

FERREIRA, Marcela da Fonseca. O Homo Sacer nas obras Sinfonia em branco (2001) e Lavoura arcaica (1975): as representações da (in)visibilidade e do silenciamento social do gênero feminino. 2020. 107 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2020.