Oficina de intervenção no ambiente escolar: Direitos Humanos, educação e interculturalidade

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Data

2019-10-30

Autores

Prado, Felipe Sousa

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Resumo

O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma reflexão e alguns resultados de práticas executadas na primeira etapa de uma oficinal de intervenção ocorrido em uma escola da rede estadual de Minas Gerais durante o segundo semestre de 2019. O referido projeto está baseado em reflexões e discussões alicerçadas nos eixos dos Direitos Humanos e interculturalidade no ambiente escolar, com enfoque à diversidade cultural e entendimento sobre a trajetória histórica das populações indígenas no Brasil atual. Para o desenvolvimento desta proposta, utilizamos da apresentação e interação entre os conceitos básicos sobre as temáticas mencionadas e do contato direto com uma comunidade indígena próxima da localidade onde o projeto está sendo desenvolvido, com o objetivo de desmistificar uma concepção distorcida, baseada em estereótipos e preconceitos com o objetivo de aguçar e estimular um diálogo com múltiplas culturas, contribuindo para o respeito, valorização, conscientização e defesa dos princípios da dignidade e Direitos Humanos no ambiente escolar e consequentemente, na sociedade envolvente.
El presente trabajo tiene como objetivo presentar una reflexión y resultados de las práticas que se realizaron en la primera etapa de un proyecto de intervención que tuvo como lugar de ejecución una escuela de la red publica del estado de Minas Gerais durante el segundo semestre de 2019. Este proyecto se basa en reflexiones y debates acerca de los derechos humanos y la interculturalidad en el entorno escolar, centrándose en la diversidad cultural y la comprensión de la trayectoria histórica de los pueblos indígenas de Brasil. Para el desarollo de esta propuesta, utilizamos una presentación e interacción entre los conceptos básicos sobre los temas mencionados y el contato directo con una comunidad indígena cercana a la localidad donde el proyecto es desarollado, para desmiticar una concepción distorcionada basada en estereotipos y prejuicion con el objeto de agudizar y estimular un diálogo con múltiples culturas, contribuyendo al respecto, la valorización, la conciencia y la defensa de los principios de la dignidad y derechos humanos en el entorno escolar y, en consecuencia, en la sociedad circundante.
The present research aims to present a reflection and some results of practices performed in the first stage of an intervention workshop that took in a school in the Minas Gerais state during the second semester of 2019. This project is based on reflections and discussions of Human Rights and interculturality in the school environment, with a focus on cultural diversity and the historical trajectory of indigenous people in Brazil. For the development of this proposal, we used the presentation and interaction between the basic concepts mentioned, themes and direct contact with an indigenous community localized near of to the location where the project is being developed, with objective to demystify a distorted conception, based on stereotypes and prejudices with the aim of sharpening and stimulating a dialogue with multiple cultures, contributing to the respect, appreciation, awareness and defense of the principles of dignity and Human Rights in the school environment and, consequently, in the surrounding society.

Abstract

Descrição

Projeto de Intervenção apresentado ao curso de especialização em Direitos Humanos na América Latina como requisito para obtenção do título de especialista em Direitos Humanos na América Latina. Orientadora: Prof. Dra Silvana Aparecida de Souza.

Palavras-chave

Direitos Humanos, Diálogos Interculturais, Populações Indígenas, Educação

Citação

PRADO, Felipe Sousa. Oficina de intervenção no ambiente escolar: Direitos Humanos, educação e interculturalidade. 2019. 38 p. Monografia de Especialização (Especialização em Direitos Humanos na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana(UNILA), Foz do Iguaçu, 2019.